Avaliação panorâmica da política econômica e seus resultados nos primeiros 14 meses do governo Lula

O economista Paulo Nogueira Batista Jr. fez uma análise sobre o desempenho econômico do governo atual e as políticas econômicas propostas por Haddad em um vídeo da TV 247.
De acordo com Batista Jr., há divergências quanto à avaliação das políticas econômicas implementadas durante os governos de Lula e Haddad. Enquanto alguns defendem que a economia está “indo bem”, destacando um crescimento além das expectativas e uma redução significativa do desemprego, outros expressam preocupações com indicadores menos favoráveis, como a persistência do desemprego em diferentes formas e a alta inflação de alimentos.
O economista ressalta que, embora certos setores da economia, como o balanço de pagamentos e o setor externo, mantenham sua “força”, existem áreas de cautela, como a dificuldade em estimular o crescimento por meio de políticas fiscais, devido a metas ambiciosas de superávit. Ele observa que, apesar do potencial das exportações para impulsionar a economia, seu impacto é limitado em uma economia de proporções continentais como a brasileira, caracterizada por um histórico baixo grau de abertura.
Ao projetar o futuro, Batista Jr. sugere que “muito depende da direção da política econômica”. Ele adverte sobre as previsões de crescimento, destacando a fragilidade das projeções econômicas e a necessidade de considerar fatores como a manutenção dos altos juros reais e as restrições fiscais. No entanto, ele reconhece a possibilidade de um crescimento superior ao esperado, caso o governo adote medidas para estimular a economia e distribuir renda.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Trump declara que Putin aceitará forças de paz na Ucrânia
- Defesa de Bolsonaro vai pedir ao STF impedimento de Dino e Zanin
- Lula convoca centrais para liberar FGTS de quem usou saque-aniversário
- Ex-presidente Dilma Rousseff é internada na China
- Congresso: comissão marca votação do Orçamento de 2025 para 11/3