Região faz aniversário neste sábado (27). Empresário Valter Domingues abriu loja de materiais de construção há 14 anos; trajetória do empreendedor encerra série de reportagens do G1.
Empresário Valter Domingues, de 58 anos, é dono de uma loja de materiais de construção há 14 anos, em Ceilândia — Foto: Juliana Rossi/TV Globo

Ceilândia, região mais populosa do Distrito Federal, completa 50 anos neste sábado (27). Ao longo das cinco décadas de fundação, donos de comércios viram no empreendedorismo local o caminho para inovar e garantir a renda da família.
É o caso do comerciante Valter Domingues, de 58 anos, que decidiu arregaçar as mangas e abrir o próprio negócio na região. Ele é dono de uma loja de materiais de construção há 14 anos e faz parte da parcela de moradores do DF que comanda uma das 86 mil empresas na capital, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Ceilândia é uma cidade que trouxe muitas oportunidades para mim, pois aqui criei e eduquei meus filhos, além de construir a minha família e meu negócio”, conta Valter.
A trajetória de Valter encerra a série de reportagens do G1 em homenagem aos 50 anos da cidade. Ao longo da semana, outros moradores da região também compartilharam as vivências e histórias vividas na região administrativa cinquentenária. Veja abaixo:
Empresa na região
Nascido em Paranaíba, em Minas Gerais, Valter se mudou para Brasília em 1973, aos 11 anos. Assim que chegou à capital federal, o mineiro iniciou uma jornada de trabalho para ajudar no sustento da família.
Ao longo dos anos, Valter trabalhou como jornaleiro, entregador e balconista até que, em 2005, decidiu abrir o próprio negócio. O empresário lembra que foi influenciado pelos irmãos, que trabalhavam no ramo de materiais de construção e, por isso, usou as economias para criar uma empresa no mesmo setor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/z/B/pvN1HcSsecibMvGx3V0A/a0600-bddf-limpo-26032021-frame-269673.jpeg)
Caixa d’água de Ceilândia — Foto: TV Globo/Reprodução
Quase 15 anos depois da abertura da primeira loja, a empresa criada pelo, agora, ceilandense de coração, já tem duas unidades, uma em Ceilândia Sul e outra no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Para Valter, as duas décadas de vivência em Ceilândia mostram uma “trajetória de crescimento e fortalecimento do comércio local”.
“Aqui você encontra tudo que precisa e não tem que se deslocar para outras regiões”, diz Valter.
Por G1 DF
Inscreva-se no meu canal e compartilhe no youtube, e também nas minhas redes sócias no Facebook e deixa seu comentário
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: www.instagram.com/ceilandiaemalerta @ceilandiaemalerta
vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber