youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Após críticas do Departamento de Estado dos EUA às decisões de Alexandre de Moraes, governo brasileiro reage com firmeza e reafirma a importância do respeito à soberania nacional e à separação de poderes

O governo brasileiro rejeita, com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais”, diz a nota do Itamaraty

Após a Justiça dos Estados Unidos rejeitar o pedido de liminar da rede Rumble e da Trump Media contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na terça-feira (25), o ex-presidente americano Donald Trump elevou o tom na quarta-feira (26). O Departamento de Estado dos EUA acusou o STF de tomar medidas “incompatíveis com valores democráticos”, em referência à decisão de Moraes de remover conteúdos de usuários de redes sociais (entre elas, a do bolsonarista Allan dos Santos) e de aplicar multas e bloqueios por descumprimentos das ordens. Diante da evidente ameaça à soberania brasileira, o Ministério das Relações Exteriores respondeu à altura.

Em nota, o Itamaraty afirmou que o governo Trump distorce o conteúdo das ordens do STF. “O governo brasileiro rejeita, com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais e ressalta a importância do respeito ao princípio republicano da independência dos poderes, contemplado na Constituição Federal brasileira de 1988”, diz trecho da nota do Itamaraty.

Por combater a disseminação de fake news nas redes sociais, Moraes é acusado de tentar “censurar” o conteúdo das plataformas, muitas das quais atuam claramente em favor das falsas narrativas da extrema direita.

Na segunda-feira (24), o ministro suspendeu a Rumble em todo o território nacional, após a empresa anunciar que simplesmente não cumpriria decisões da corte. A empresa ainda se recusou a bloquear o perfil de Allan dos Santos, um foragido da justiça brasileira.

A seguir, leia a íntegra da nota do Itamaraty:

O governo brasileiro recebe, com surpresa, a manifestação veiculada hoje pelo Departamento de Estado norte-americano a respeito de ação judicial movida por empresas privadas daquele país para eximirem-se do cumprimento de decisões da Suprema Corte brasileira.

O governo brasileiro rejeita, com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais e ressalta a importância do respeito ao princípio republicano da independência dos poderes, contemplado na Constituição Federal brasileira de 1988.

A manifestação do Departamento de Estado distorce o sentido das decisões do Supremo Tribunal Federal, cujos efeitos destinam-se a assegurar a aplicação, no território nacional, da legislação brasileira pertinente, inclusive a exigência da constituição de representantes legais a todas as empresas que atuam no Brasil. A liberdade de expressão, direito fundamental consagrado no sistema jurídico brasileiro, deve ser exercida, no Brasil, em consonância com os demais preceitos legais vigentes, sobretudo os de natureza criminal.

O Estado brasileiro e suas instituições republicanas foram alvo de uma orquestração antidemocrática baseada na desinformação em massa, divulgada em mídias sociais. Os fatos envolvendo a tentativa de golpe contra a soberania popular, após as eleições presidenciais de 2022, são objeto de ação em curso no Poder Judiciário brasileiro.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Com medo de ato “flopado” no Rio, Bolsonaro convoca nova manifestação em SP

    Com medo de ato “flopado” no Rio, Bolsonaro convoca nova manifestação em SP

    Alertado sobre o risco de um ato pró-anistia “flopado” no Rio de Janeiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu convocar uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, para o dia 6 de abril, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo. O evento está sendo organizado pelo pastor Silas Malafaia e servirá como resposta…


  • “Pena exemplar” de 28 anos de prisão assusta Bolsonaro; entenda

    “Pena exemplar” de 28 anos de prisão assusta Bolsonaro; entenda

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou surpreso ao ser informado sobre a possibilidade de receber uma pena severa do Supremo Tribunal Federal (STF) por seu envolvimento na tentativa de golpe de Estado. De acordo com interlocutores, ministros da Corte estariam dispostos a aplicar uma “punição exemplar” ao ex-mandatário, conforme informações do colunista Paulo Cappelli, do…


  • Otoni de Paula perde bancada evangélica e culpa Bolsonaro: “Nunca mais terá minha solidariedade”

    Otoni de Paula perde bancada evangélica e culpa Bolsonaro: “Nunca mais terá minha solidariedade”

    O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), derrotado na eleição para a liderança da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo resultado. Na última terça-feira (25), os integrantes da bancada evangélica no Congresso elegeram Gilberto Nascimento (PSD-SP) para a presidência. Pastor da Assembleia de Deus de Madureira, o emedebista enfrentou forte…


Os comentários estão desativados.