youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


PNAD Contínua destaca crescimento da formalização e da massa salarial; taxa de desocupação no trimestre é de 6,5%

Indústria foi um dos setores de destaque na criação de postos de trabalho

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 6,5% no trimestre encerrado em janeiro de 2025, conforme divulgado ontem(27), na PNAD Contínua, a pesquisa realizada pelo IBGE que coleta informações sobre trabalho e renda. O dado reflete a recuperação do mercado de trabalho, impulsionada pelo crescimento do emprego formal e pela valorização dos rendimentos, após um 2024 de recordes: a taxa anual média foi de 6,6%, a mais baixa registrada desde o início da série histórica, em 2012.

O total de brasileiros sem ocupação caiu 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa 1,1 milhão de pessoas a mais no mercado de trabalho. O número de empregados atingiu 103 milhões, um crescimento de 2,4% na base anual, evidenciando a criação de 2,4 milhões de novos postos.

O cenário positivo também se reflete na redução da taxa de informalidade, que recuou para 38,3%, o menor nível desde o início da atual gestão federal. Esse movimento foi impulsionado pelo aumento do número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, que cresceu 3,6% – o equivalente a 553 mil novos empregos em relação ao mesmo trimestre de 2024.

Em sua coluna no jornal O Globo, a jornalista Míriam Leitão ressaltou que “o mercado de trabalho permanece forte”, mas alertou para os riscos da política monetária do Banco Central. “A expectativa é de dados piores ao longo do ano, com a alta de juros”, escreveu.

Setores estratégicos

O aumento da ocupação foi puxado por setores estratégicos da economia. Indústria (2,7%), construção (3,3%), comércio (3,4%) e serviços financeiros e profissionais (2,9%) foram os segmentos que mais criaram empregos em comparação ao mesmo período de 2024. Já a administração pública, que apresentou queda no trimestre devido ao desligamento temporário de trabalhadores na educação e saúde, ainda assim registrou um crescimento de 2,9% na base anual, gerando mais de 523 mil postos de trabalho.

Outro dado relevante é o aumento da renda média dos trabalhadores. O salário real subiu para R$ 3.343, um crescimento de 3,7% na comparação anual. A massa de rendimento real também avançou 6,2%, alcançando R$ 339,5 bilhões, impulsionada tanto pelo aumento da ocupação quanto pela valorização salarial.

Desocupação sazonal 

O trimestre de novembro de 2024 a janeiro de 2025 registrou 7,2 milhões de desempregados, um aumento de 5,3% frente aos três meses anteriores. Essa alta, no entanto, é explicada por fatores sazonais, especialmente no comércio e no setor público.

“Já é notório que, no primeiro trimestre, há aumento da desocupação devido aos desligamentos de temporários. A introdução de janeiro no trimestre móvel já mostrou um pouco disso”, afirma William Kratochwill, analista do IBGE. “Há o componente também da diminuição de contratos no setor público, em saúde e educação, que pode acontecer no começo do ano”

Apesar dessas oscilações, o mercado de trabalho segue sólido. A combinação de queda no desemprego, aumento da formalização e crescimento dos rendimentos fortalece a economia brasileira, refletindo os impactos positivos das políticas de estímulo ao emprego e à renda implementadas pelo governo Lula.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Presidente interrompe ciclo de queda, avança na classe média e entre os mais escolarizados, e mantém força no Nordeste 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais de recuperação em sua popularidade após meses de desgaste. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, a aprovação de seu governo cresceu cinco…


  • AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    Documento prevê a divulgação dos dados no Portal da Transparência 247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nesta sexta-feira (4), um parecer que estabelece regras para garantir transparência nos gastos relacionados a viagens da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O documento, que vale para todos os cônjuges de presidentes da República, prevê a…


  • Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico Por Agência Brasília* – A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite…


Os comentários estão desativados.