“Como que alguém começa a pedir anistia sem nem ser julgado ainda?”, questionou o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou pedidos de anistia para as pessoas envolvidas nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023 – ex-vice de Jair Bolsonaro (PL), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) defende uma proposta para anistiar os participantes das manifestações terroristas. “Extrema-direita vestida de fascista vem ganhando corpo e não tem limite para mentir”, afirmou Lula ao jornalista Kennedy Alencar durante entrevista veiculada na RedeTV.
“Como que alguém começa a pedir anistia sem nem ser julgado ainda? Ainda está em uma fase de inquérito. Alguns poucos foram julgados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, a maioria está sendo investigada ainda. Tem que terminar o processo. Pessoas precisam ser ouvidas e investigadas, quem financiou. Mas o cidadão está pedindo anistia antecipada. Eu quero que ele tenha a presunção de inocência que eu não tive”, continuou.
Segundo o presidente, “fortalecer o regime democrático significa a gente fortalecer as instituições”. “Você pode ter divergências com o poder judiciário, e é importante que se tenham divergências. Mas também é importante que a gente não negue o papel que tem a Suprema Corte no cumprimento da nossa Constituição. É fundamental que a gente não negue o papel da Câmara e do Senado. É isso que garante que não teremos autoritarismo e que a democracia sobreviva”, complementou.
“E a democracia passa por garantir que as pessoas possam tomar café da manhã, almoço e jantar todos os dias. Que as pessoas possam trabalhar, estudar, ter acesso à cultura e lazer. Isso é democracia. E, ao mesmo tempo, respeitar o direito de divergência do outro e conviver democraticamente com a diversidade”, analisou.
Ao comentar sobre economia, o presidente disse que “2024 é ano de colher tudo o que plantamos em 2023”. “Só de novos mercados externos abertos para a agricultura brasileira foram 14 apenas em janeiro deste ano. Em fevereiro foram 6. No ano passado foram 62 novos mercados para exportar nossas carnes e produtos agrícolas. Entre fevereiro e março vamos chegar a R$100 bilhões de investimento na indústria automobilística brasileira. É uma coisa extraordinária. A mesma coisa na área energética, onde o Brasil é o centro do mundo nessa questão, com grande potencial”, disse.
Segundo o chefe de Estado, “muito dinheiro nas mãos de poucos significa desemprego, analfabetismo e miséria. E pouco dinheiro nas mãos de muitos é distribuição de riquezas. Quando todo mundo tem um pouco, quando todo mundo consome e investe, a economia cresce de vento em popa e é o que está acontecendo agora. Queremos criar um país de classe média, de padrão de consumo de classe média”.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Ataque à democracia: sede do Diretório do PT de Diadema é furtado e depredado
- Termos da Meta “não estão adequados à legislação brasileira”, aponta AGU
- Micro e pequenas empresas criaram 96% das vagas de emprego em novembro de 2024
- Fake news, como a do Pix, são desafios para novo ministro da Secom
- Indústria de motos cresce 11,4% em 2024 e alcança melhor marca em 13 anos