“Boas notícias para fechar 2024: o Brasil bateu a menor inflação em quatro anos e o desemprego mais baixo da história”, destacou o presidente
247 – O presidente Lula (PT) celebrou nesta sexta-feira (27) os resultados históricos alcançados pelo mercado de trabalho brasileiro em 2024. Em postagem no X, antigo Twitter, Lula destacou a combinação de conquistas econômicas e sociais. “Boas notícias para fechar 2024: o Brasil bateu a menor inflação em quatro anos e o desemprego mais baixo da história. Foram 2,2 milhões de empregos formais gerados só neste ano. Fruto do trabalho de todos nós. Que venha 2025 e mais colheita”, escreveu o presidente.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no trimestre móvel encerrado em novembro caiu para 6,1%, o menor índice desde o início da série histórica em 2012. O contingente de 6,8 milhões de desempregados é o menor registrado desde dezembro de 2014.
Recordes no mercado de trabalho – O avanço do emprego formal foi um dos destaques de 2024, com a criação de 2,2 milhões de vagas com carteira assinada. A população ocupada alcançou um recorde de 103,9 milhões de trabalhadores, superando os números pré-pandemia. Entre os trabalhadores do setor privado, 39,1 milhões têm carteira assinada, enquanto o setor público emprega 12,8 milhões, outro patamar histórico.
Setores que impulsionaram o crescimento – A indústria, a construção civil e os serviços foram os principais motores do aumento da ocupação no trimestre. A indústria criou 309 mil novas vagas (+2,4%), enquanto a construção empregou 269 mil pessoas a mais (+3,6%). O setor público e os serviços domésticos também apresentaram crescimento significativo, com altas de 1,2% e 3%, respectivamente.
No comparativo anual, o comércio liderou as contratações, com 692 mil novas vagas, seguido pela administração pública (+790 mil) e pelo setor de transportes (+322 mil).
Rendimento e poder de compra em alta – Além da expansão no número de vagas, os rendimentos dos trabalhadores também avançaram. A massa de rendimento real atingiu R$ 332,7 bilhões, um recorde histórico, enquanto o rendimento médio ficou em R$ 3.285, com crescimento anual de 3,4%. O aumento foi puxado por setores como transporte, comércio e serviços domésticos.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Bancada da bala quer derrubar decreto de restrições a policiais
Deputados que defendem o uso de armas se mobilizam para derrubar decreto que cria protocolo de abordagem policial Liderada pelo deputado Alberto Fraga (ao centro), a bancada da bala se organiza para barrar decreto que regulamenta o uso de força pelas polícias – (crédito: Alberto Fraga/Divulgação) Parlamentares da chamada bancada da bala se articulam para…
Lula recebe Hugo Motta para reunião na Granja do Torto
Deputado é cotado como o próximo presidente da Câmara, sucedendo Arthur Lira (PP-AL) no comando da Casa Motta já se reuniu outras vezes com Lula, quando buscava viabilizar a candidatura à presidência da Câmara. – (crédito: Mário Agra/Câmara dos Deputados) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (27/12), o deputado federal Hugo…
PF deve enviar relatório com novos elementos sobre tentativa de golpe ao STF em janeiro
Documento trará novas provas e informações obtidas após operações recentes, afirma diretor-geral da Polícia Federal As investigações conduzidas pela Polícia Federal identificaram personagens centrais na trama, incluindo o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid – (crédito: Divulgação) A Polícia Federal (PF) pretende encaminhar ao Supremo…