O Plano Brasil sem Fome foi apresentado como uma iniciativa abrangente envolvendo 80 ações e políticas públicas de 24 ministérios
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou nesta terça-feira uma das principais metas do governo federal para 2024: erradicar a fome no país. Em 2023, o Bolsa Família beneficiou cerca de 21,3 milhões de famílias, representando um aumento de 10,93% em comparação com o ano anterior. Durante a entrevista ao programa Voz do Brasil, o ministro destacou a busca ativa do governo para incluir pessoas que tinham direito ao programa, mas estavam fora, resultando na inclusão de 2,8 milhões de famílias desde março. Wellington Dias ressaltou a importância da transferência de renda adequada à composição familiar, garantindo um repasse mínimo de R$ 600 por família e adotando uma nova cesta de benefícios.
O Plano Brasil sem Fome, parte dos esforços para atingir essa meta, foi apresentado como uma iniciativa abrangente envolvendo 80 ações e políticas públicas de 24 ministérios, divididas em três eixos principais: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional, abrangendo a produção até o consumo; e mobilização para o combate à fome. Wellington Dias explicou que o plano incentiva a produção descentralizada de alimentos, envolvendo diversas comunidades em atividades como horticultura, criação de galinhas, produção de ovos, milho e banana. Ele comparou o modelo ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destacando que a circulação desses recursos impactou positivamente no crescimento do PIB.
A iniciativa busca alcançar cerca de 100 metas traçadas nos três eixos, visando não apenas a erradicação da fome, mas também a promoção da inclusão social e econômica. O ministro enfatizou a riqueza das comunidades mais pobres, destacando a produção local como uma fonte de recursos significativa. O Plano Brasil sem Fome representa uma abordagem multifacetada para abordar as causas fundamentais da fome no país.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.