Maioria dos eleitores preferiu justificar a ausência dos votos pelo e-Título. DF também contou com 11 pontos para atendimento presencial
Sem eleições municipais no Distrito Federal, 19.032 eleitores de outras unidades da Federação justificaram a ausência de votos no segundo turno das eleições neste domingo (27/10). Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
A maior parte dos eleitores preferiu justificar por canal eletrônico. Ao todo, foram 17.516 justificativas pelo aplicativo e-Título 1.516 em atendimentos presenciais.
A Justiça Eleitoral disponibilizou 11 pontos no Distrito Federal para que os eleitores pudessem justificar a ausência no segundo turno. No Brasil, é obrigatória a participação eleitoral para pessoas alfabetizadas que tenham de 18 a 70 anos de idade.Play Video

Policiamento
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificou o policiamento em todo o DF durante o 2º turno das eleições municipais. O policiamento começou às 8h e seguiu até o encerramento das atividades nas juntas de justificativas e cartórios eleitorais, às 17h.
O patrulhamento foi feito em 12 locais estratégicos, além de reforço nas proximidades do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde viaturas foram posicionadas para prevenir possíveis manifestações e garantir a segurança durante a apuração dos votos.
A operação contou com monitoramento eletrônico e policiamento velado, e foi supervisionada por um major designado como Comandante da Operação.
Segundo a PMDF, a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), era atender cerca de 60 mil eleitores que devem buscar as Mesas Receptoras de Justificativas (MRJs).
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604
- Pé-de-Meia: governo paga 1ª parcela de 2025 a partir desta 2ª; entenda
- Celina, Michelle e Ibaneis aparecem na frente para 2026, diz pesquisa
- ‘Militância erra ao criticar evangélicos na política’, diz José Dirceu
- MPF arquiva investigação contra Bolsonaro por importunação de baleia jubarte
- Nos 61 anos do golpe de 64, Lula diz que “ameaças autoritárias insistem em sobreviver”