Informações da CGU apontam que pelo menos 246 mil beneficiários que não se enquadravam nos critérios estabelecidos para receber os recursos
Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)
247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) abriu uma investigação para apurar se o governo Jair Bolsonaro (PL) efetuou pagamentos indevidos de auxílios destinados a caminhoneiros e taxistas entre agosto e dezembro de 2022. Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, do Globo, a iniciativa foi tomada em resposta a um pedido da deputada federal Dandara (PT-MG), protocolado há um mês com base em informações da Controladoria-Geral da União (CGU). O procedimento foi aberto no dia 11 de outubro.
“A parlamentar indagou à AGU que, de acordo com um ofício repassado ao TSE por Vinicius Carvalho, ministro-chefe da CGU, a gestão bolsonarista teria causado prejuízo de até R$ 1,97 bilhão aos cofres públicos por meio dos auxílios. Caberá ao órgão comandado por Jorge Messias procurar (e processar) quem foram os responsáveis”, destaca a reportagem.
A CGU alega ter identificado pelo menos 246 mil beneficiários que não se enquadram nos critérios estabelecidos para receber os recursos, apresentando CPFs irregulares, registros de óbito e falta de habilitação para dirigir .Os repasses ocorreram poucos meses antes das eleições.
Em resposta ao pedido de Dandara, o advogado da União, Rafael Romanoff, revelou que a AGU ainda não havia iniciado uma investigação sobre o caso, mas decidiu fazê-lo após a solicitação da deputada. Nas palavras dela, é essencial “apurar, identificar e eventualmente responsabilizar” os envolvidos nos pagamentos suspeitos.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.