Proposta prevê a ampliação das funções da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em reunião com líderes da Câmara dos Deputados que convidará os 27 governadores ao Planalto para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, informa o Metrópoles. A iniciativa prevê a ampliação das funções da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição.

A Segurança Pública é considerada uma área de maior competência de estados e municípios, mas o Planalto acredita que uma má performance afeta a popularidade do governo federal. As reuniões com os governadores têm como objetivo ouvi-los sobre o tema e fechar as discussões sobre a PEC, que já foi criticada por tirar autonomia dos estados. Além disso, Lula quer passar a mensagem de que pode cooperar com a bancada dos estados, inclusive os governados por bolsonaristas.

A PEC da Segurança Pública é a principal aposta do governo para melhorar a avaliação da opinião pública sobre o tema. Segundo uma pesquisa AtlasIntel/CNN divulgada em junho deste ano, a segurança é a área com pior avaliação do governo Lula, com 27 % dos entrevistados avaliando positivamente. O levantamento realizou 3.601 entrevistas entre os dias 7 e 11, com margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…


  • Com Lula, Bolsa Família atinge 20,48 milhões de lares em abril

    Com Lula, Bolsa Família atinge 20,48 milhões de lares em abril

    Com investimento de R$ 13,7 bilhões, o maior programa de transferência de renda do país segue priorizando mulheres, crianças e populações vulneráveis em todos os municípiosPrograma beneficia 53,8 milhões de pessoas em todos os municípios do país Instituído em 2003 pelo presidente Lula, o programa Bolsa Família voltou a atingir números recordes em abril de…


  • DF obriga agressores de mulheres a pagar multa e ressarcir Estado

    DF obriga agressores de mulheres a pagar multa e ressarcir Estado

    Lei é válida na Capital desde 2023 e prevê a destinação de valores arrecadados para programas sociais Diante do aumento de casos de feminicídio no Distrito Federal nos últimos anos, o governo e parlamento local têm procurado estratégias para coibir a violência contra mulher. Desde 2023, uma lei distrital prevê punições financeiras aos agressores de mulheres. A norma, de…


Os comentários estão desativados.