A Espanha anunciou na última terça-feira (21) a retirada definitiva de sua embaixadora, María Jesús Alonso Jiménez, da Argentina. Com informações do Metrópoles.
A decisão ocorreu após o presidente argentino Javier Milei acusar a esposa do premiê da Espanha, Pedro Sanchez, de ser “corrupta”. A declaração ocorreu durante um organizado pela extrema direita espanhola, Vox, no último domingo (19) em Madri.
No mesmo dia, o governo de Sanchez exigiu um pedido oficial de desculpas de Milei. No entanto, a Casa Rosada afirmou que não havia motivos para pedir desculpas.
Segundo especialistas em direito internacional, a retirada definitiva para a diplomacia é algo “forte” e “raro”, que pode acarretar “embargos” ao país e a perda de confiança de investidores estrangeiros.
João Coser, especialista em direito internacional público pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), afirmou que a fala de Milei cria um “ruído” nas relações entre os países. Grande exportadora de grãos para a União Europeia, a Argentina pode sofrer consequências graves com o afastamento de países europeus.
“No momento, caso se rompa 100% dessa relação, o que pode levar até embargos, caso o conflito se acentue, quem mais sofre é a Argentina”, destacou Coser.
Esta não é a primeira vez que Javier Milei causa tensões diplomáticas. Em março, diplomatas argentinos foram expulsos da Embaixada em Bogotá após o líder argentino chamar o chefe do Executivo da Colômbia, Gustavo Petro, de “assassino terrorista”.
“Este ato sinaliza uma crise profunda e uma deterioração significativa na confiança mútua, podendo levar a uma escalada de retaliações e menor cooperação em várias frentes”, afirmou o economista e delegado da Juventude no programa da Organização das Nações Unidas (ONU), Jefferson Lucas.
Com informações do Metrópole Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604
- Decreto de Lula estabelece novas regras para uso de força por policiais
- Moraes diz que Silveira usou ida a hospital como álibi e mantém prisão
- PF vai investigar queda da ponte que liga Tocantins ao Maranhão
- Em mensagem de Natal, Lula diz estar “mais firme e mais forte para fazer o Brasil dar certo”
- Banco Central fará mais um leilão para tentar conter a alta do dólar