Teve início na noite desta quinta-feira (26), no auditório da Câmara Legislativa o Seminário: “O reconhecimento das diferenças nas escolas dentro do contexto de vulnerabilidades da Democracia”, promovido pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) em parceria com a Secretaria de Educação. Wasny que é presidente da Comissão abriu o evento que continua durante todo o dia desta sexta feira(27), no auditório da Casa. O recorde de inscrições feitas mostra a importância do debate no contexto atual. Mais de 300 pessoas da área da Educação participam oficialmente do evento.
Durante o encontro, especialistas debatem temas como, por exemplo, o papel da escola na luta contra o racismo e a abordagem da questão da diversidade de gênero no ambiente escolar.
O seminário é gratuito e teve início às 18h com credenciamento e solenidade de abertura, seguidos da conferência: “As relações Escola/Sociedade/Currículo no contexto de vulnerabilidade da democracia”, ministrada pelo educador português José Pacheco (Projeto Âncora).
Nesta sexta-feira, o primeiro painel traz as pesquisadoras da UnB, Tatiana Lionço (Instituto de Psicologia) e Ana Paula Antunes Martins (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher/Nepem). O tema será “como abordar a questão da diversidade de gêneros na escola?”.
Programação do Seminário nesta tarde
A partir das 14h, os também professores da UnB Nelson Inocêncio (Instituto de Artes) e José Jorge de Carvalho (Departamento de Antropologia) realizam o painel “O papel da escola na luta pela eliminação do racismo”. Após as duas apresentações do dia, debatedores convidados vão aprofundar os temas e mediar a participação dos presentes no seminário.
Também participaram da abertura dos trabalhos na quinta, à noite, o presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), o presidente da da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Prof. Reginaldo Veras (PDT), representantes da Secretaria de Educação do DF e a diretora do Sinpro-DF, Rosilene Corrêa.
De acordo com o material de divulgação do seminário, na atualidade, a escola se apresenta como cenário de um embate entre tendências das sociedades modernas, que, de um lado, apostam na liberdade cada vez mais ampla dos indivíduos, e, de outro, que se empenham no controle social e que contam com a construção de perfis muito restritos de formas de existência e papeis sociais.
“Propõe-se que a escola não seja o epicentro de discussões de temas que fujam de um controle paterno, de caráter privado, quando o que a sociedade parece estar carecendo é justamente de locais que ensinem aos jovens a importância e a prática do debate amplo, democrático, sobre aquilo que é de todos, que é público”, observa o pesquisador Renato Janine Ribeiro.
Veja algumas fotos da abertura do Seminário feitas pelo fotógrafo Rogaciano José: