“Prezamos pela dignidade humana, acreditamos no ser humano. Acreditamos na paz, porque constrói equilíbrios. Isso exige que sejamos fortes”, disse o presidente da França
O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que “potências pacíficas, como França e Brasil” precisam “defender com credibilidade a ordem mundial”. “As grandes potências pacíficas, como França e Brasil, têm que ser capazes de fazer uso e falar da força, somos as potências que não querem ser os lacaios, precisamos defender com credibilidade a ordem mundial”, disse Macron nesta quarta-feira (27), durante a cerimônia de batismo e lançamento ao mar do Submarino Tonelero, na base de Itaguaí, no Rio de Janeiro. O projeto do submarino é fruto da parceria entre Brasil e França, firmada em 2018, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
Acompanhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Macron celebrou a amizade entre o Brasil e a França e, assim como Lula, pediu paz nos conflitos ao redor do mundo.“Prezamos pela dignidade humana, acreditamos no ser humano. Acreditamos na paz, porque constrói equilíbrios. Isso exige que sejamos fortes”, disse.
O Prosub é um programa de transferência de tecnologia no âmbito da parceria estratégica Brasil-França e visa entregar um total de cinco submarinos até 2033, dos quais quatro serão convencionais e um será nuclear. Atualmente, dois submarinos desenvolvidos pelo Prosub já estão em operação: o Humaitá e o Riachuelo. Além do Tonelero, o programa contempla a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Petistas parabenizam Lula por ordenar retirada de algemas de brasileiros deportados
- Bola fora: mercado financeiro erra 95% das previsões econômicas no país, diz UOL
- Turismo bate recorde em 2024 e arrecada US$ 7,341 bi
- De olho em 2026, Lula avalia ampliar espaços para PSD e MDB no governo e reduzir ministros do União e PP
- Os brasileiros que imigram para trabalhar em frigoríficos na Irlanda: ‘Abuso e condições precárias’