Ministro do STF foi ouvido sobre aspectos jurídicos, além do conteúdo, da nota que marcou a posição do governo brasileiro

Alvo indireto de críticas do governo Donald Trump, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi consultado pelo Itamaraty antes da publicação de uma nota oficial de resposta. De acordo com a coluna da jornalista Isabel Mega, da CNN Brasil, o ministro foi ouvido tanto sobre aspectos jurídicos quanto sobre o conteúdo da postagem feita pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, que gerou desconforto no governo brasileiro.
Até então, a diretriz do Ministério das Relações Exteriores era evitar uma escalada de tensão e não cair em provocações. No entanto, essa estratégia mudou após a publicação americana na rede social X. A diplomacia brasileira passou a considerar que a crítica representava uma “institucionalização” do embate, ainda que o Departamento de Hemisfério Ocidental tenha um nível hierárquico inferior dentro do governo dos EUA.
A postagem foi interpretada como uma “provocação direta”, tornando insustentável a posição do Brasil de simplesmente ignorar o episódio. Dessa forma, a resposta do Itamaraty foi planejada para ter um tom “duro” e “proporcional”. Fontes diplomáticas indicam que a reação foi milimetricamente calculada para sinalizar que o Brasil não aceitará ataques à sua soberania ou a suas instituições.
Nos bastidores, há a avaliação de que, caso o governo Trump aumente a pressão, o confronto pode escalar. A orientação dada nesta quarta-feira (26) dentro do Itamaraty é de não recuar diante de novas investidas.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Erika Hilton buscará apoio de Lula para PEC que propõe fim da escala 6×1
“Com toda a certeza vou procurar o Palácio do Planalto novamente”, disse a deputada A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) disse, em entrevista à CNN Brasil, que buscará o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a proposta de emenda à Constituição que propõe o fim da escala de trabalho 6×1. A parlamentar…
STF julga nesta sexta decisão de Flávio Dino sobre liberação de emendas parlamentares
Ministros avaliarão a validade da decisão que permitiu retomada parcial dos repasses, desde que cumpridas regras de transparência O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para esta sexta-feira (28) o julgamento que determinará a validade da decisão do ministro Flávio Dino, que homologou o plano de trabalho apresentado pelo Congresso Nacional para aumentar a transparência na…
Pimenta lamenta a imbecilização da direita e a decadência do parlamento
Parlamentar atribui o fenômeno à liderança de um personagem desqualificado como Bolsonaro Em discurso contundente na Câmara dos Deputados, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secom, manifestou sua perplexidade com o atual estado do Parlamento brasileiro, criticando a oposição representada pela extrema direita e revisitando o passado político e militar de Jair Bolsonaro. A…