Presidenta do PT critica subserviência aos EUA e acusa bolsonaristas de desafiarem a soberania nacional na busca por apoio contra o ministro do STF

Gleisi: “Até mesmo entreguistas como eles precisam entender que o Brasil é um país soberano”,
A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), reagiu à aprovação, nesta quarta-feira (26), pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de um projeto de lei que visa barrar ou deportar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A medida, impulsionada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi classificada pela deputada como um “crime de lesa-pátria“.
As declarações da presidenta do PT foram feitas em duas postagens na rede social X. “É vergonhosa a apelação do inelegível e sua parentada ao governo e ao judiciário dos EUA contra o ministro Alexandre de Moraes,” escreveu Gleisi, na primeira manifestação. “Nunca se viu tanta subserviência a um país estrangeiro nem tanta mentira contra o representante de uma instituição no Brasil.”
O texto votado no Comitê Judiciário americano, e que deve seguir para análise em plenário, estabelece que passam a ser considerados “inadmissíveis” e sujeitos à deportação “agentes estrangeiros” que venham a infringir o direito de “liberdade de expressão” por meio de “censura” a cidadãos dos Estados Unidos em solo americano.
Gleisi reforçou que as ações dos bolsonaristas demonstram desespero diante das punições que virão por seus “graves crimes”. “Foi aqui no Brasil que Bolsonaro e sua quadrilha tramaram um golpe e é aqui que terão de pagar,” declarou. “Até mesmo entreguistas como eles precisam entender que o Brasil é um país soberano. E só deixaria de ser se eles tivessem tido sucesso em seu golpe. É sem anistia e sem interferência externa.”
A presidenta do PT também classificou a manobra feita nos Estados Unidos como uma afronta às instituições brasileiras e uma demonstração inequívoca de a quem os bolsonaristas realmente servem: “A articulação bolsonarista pela lei aprovada num comitê do Congresso dos EUA contra a soberania das decisões do STF no Brasil é um crime de lesa-pátria. O inelegível, seus parentes e foragidos da Justiça brasileira estão desafiando, mais uma vez, as instituições brasileiras e mostrando a quem eles realmente servem: a um país estrangeiro.”
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Saiba as novidades para segunda edição do concurso público unificado
Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) usará o código de barras no cartão-resposta para identificar automaticamente o candidato, no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta,…
Entregadores mantêm paralisação por melhores condições de trabalho
Entre as reivindicações estão uma taxa mínima de R$ 10 por corrida Entregadores que trabalham em plataformas digitais continuam mobilizados nesta terça-feira (1°) em diferentes cidades brasileiras contra a precarização e por melhores condições de trabalho. No Rio de Janeiro, participantes de uma manifestação na zona norte da cidade foram presos e autuados. Em São Paulo,…
DF restringe horário de distribuidoras de bebidas como estratégia para redução da criminalidade
Nova regulamentação visa reduzir crimes e desordens nas regiões administrativas, promovendo maior sensação de segurança Como estratégia para reduzir os índices criminais, minimizar desordens físicas e sociais e garantir maior sensação de segurança à população, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e da Secretaria de Governo (Segov),…