
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou a movimentação de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro para aprovar um projeto de lei nos Estados Unidos que pode impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar classificou a iniciativa como um “crime de lesa-pátria”.
Ontem (26), o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA aprovou o projeto “No Censors on our Shores Act” (Sem Censores em Nosso Território).
A proposta prevê a deportação e o veto de entrada em solo americano para estrangeiros que violem a liberdade de expressão, contrariando a Primeira Emenda da Constituição dos EUA. Caso o projeto seja aprovado em todas as instâncias, poderia afetar autoridades brasileiras, incluindo Moraes, devido às suas decisões no STF contra desinformação e discursos antidemocráticos.
A presidente do PT usou suas redes sociais para condenar a articulação que levou à aprovação do projeto no comitê americano. “A articulação bolsonarista pela lei aprovada num comitê do Congresso dos EUA contra a soberania das decisões do STF no Brasil é um crime de lesa-pátria”, escreveu Gleisi Hoffmann no X (antigo Twitter).
Ela ainda afirmou que os envolvidos no apoio ao projeto demonstram lealdade a interesses estrangeiros, desafiando as instituições brasileiras. “O inelegível, seus parentes e foragidos da Justiça brasileira estão desafiando, mais uma vez, as instituições brasileiras e mostrando a quem eles realmente servem: a um país estrangeiro”, completou a parlamentar.
Apesar da aprovação no Comitê Judiciário, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados e pelo Senado dos EUA, antes de seguir para sanção presidencial na Casa Branca.
A iniciativa ganhou força após um intenso lobby conduzido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo comentarista Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente João Figueiredo (1979-1985).
Ambos são aliados de Bolsonaro e críticos das decisões de Alexandre de Moraes no STF. Paulo Figueiredo, inclusive, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em tentativa de golpe.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Senado: debatedores elogiam iniciativa do PT para redução da jornada sem perda salarial
Senadores Paulo Paim e Rogério Carvalho conduziram a primeira audiência pública para debater proposta de diminuição da jornada semanal Relator da proposta, senador Rogério Carvalho coordenou a primeira parte da audiência pública A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizou nesta terça-feira (8/4) a primeira audiência de um ciclo de debates para debater…
Juliana Cardoso reforça a importância da luta indígena em homenagem na Câmara
Sessão solene foi realizada em razão da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reúne mais de 8 mil indígenas em Brasília Sessão solene em homenagem aos povos indígenas na Câmara dos Deputados. Em sessão solene em homenagem a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), nesta terça-feira (8/4), a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) e a…
Renda dos mais pobres cresce 10,7% e reduz desigualdade
Levantamento da FGV aponta avanço acima da média nacional e queda no índice de Gini, que mede a concentração de renda FGV aponta crescimento acelerado da renda entre os mais pobres A renda dos 50% dos trabalhadores mais pobres no Brasil cresceu 10,7% no quarto trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de…