A advogada, jornalista, tradutora e sindicalista alagoana Almerinda Farias Gama (1899-1999) é um dos símbolos da luta pelo voto feminino no Brasil. Integrou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e lutou, junto de outras mulheres, por esse direito, conquistado em 24 de fevereiro 1932. Foi uma das primeiras mulheres negras a atuar na política do início do século 20. Foto: Prefeitura de Maceió (AL)/Divulgação
92 ANOS DA CONQUISTA DO DIREITO AO VOTO FEMININO
Em 1932, as mulheres brasileiras acima de 21 anos conquistaram o direito ao voto e dois anos depois foi consagrado na constituição federal.
Em uma época que consideravam que as mulheres não tinham intelecto para votar e deveriam ficar restrita ao lar, o voto das mulheres foi um passo importante para que outros avanços fossem possíveis.
Esta conquista é fruto das lutas feministas pelo direito ao voto, destacando-se a advogada, jornalista , sindicalista e tradutora alagoana Almerinda Farias Gama (1899-1999), infelizmente pouco lembrada.
Ela foi uma das primeiras mulheres negras a atuar na política do início do século 20.
Ainda precisamos avançar e ocupar mais os espaços de poder e decisão.
O legado de Almerinda Gama na luta pela igualdade de gênero deve ser inspiração para todas as mulheres que lutam por seus direitos.
Hoje as mulheres representam 52,5% do eleitorado, mas apenas 15% dos eleitos nas últimas eleições. Um retrato da sociedade machista, misógina e patriarcal em que vivemos.
Neste ano, através do voto, temos a chance de ampliar nossas bancadas de mulheres e Salvar São Paulo daqueles que se alinharam a políticas de retrocessos.
Não deixe de votar. Lembre-se que o seu voto traz consequências. Basta ver o desastre que foi o desgoverno do inelegível Bolsonaro, principalmente para nós mulheres.
Em outubro, temos eleições municipais em todo o Brasil.
Vote para superar as desigualdades entre homens e mulheres, para que o machismo e o assédio não sejam mais naturalizados em nossa sociedade.
Jamais se esqueça que seu voto carrega a luta de várias gerações de mulheres que deram sua vida para que você tivesse este direito.
Vamos MULHERAR a política, pois lugar de mulher é onde ela quiser!
Com informações do VioMundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Governo publica lista tríplice de diretores substitutos da Aneel
- Novo plano de atentado contra Lula e Moraes é investigado pela polícia
- Lula diz que fará reunião sobre Meta e pede respeito à soberania do Brasil
- Na galeria dos presidentes, Lula fala de Bolsonaro: “Eleito por mentiras”
- Repensando o Modelo das Emendas Parlamentares: A Participação Popular como Solução, por Pedro Uczai