youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Polêmica envolvendo o PIX se destaca como a pior notícia para a popularidade do governo

247 – A primeira pesquisa Genial/Quaest de 2025 revelou um recuo na aprovação do presidente Lula (PT), que caiu de 52% em dezembro para 47% em janeiro. A avaliação negativa do governo também aumentou, passando de 31% para 37% no mesmo período. A pesquisa, realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, ouviu 4,5 mil pessoas em entrevistas presenciais e tem margem de erro de 1 ponto percentual.

grafico

grafico

Deterioração da avaliação em diferentes grupos – A queda na aprovação do governo foi mais acentuada em alguns grupos específicos. Na região Nordeste, a avaliação positiva recuou de 48% para 37%. Entre as mulheres, a avaliação negativa subiu de 27% para 36%. Já entre os entrevistados com Ensino Médio ou Superior, a avaliação negativa passou de 33% para 43% e de 39% para 47%, respectivamente. Além disso, entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos, a avaliação negativa aumentou de 32% para 41%.

Direção do país e percepção das notícias – Para 50% dos entrevistados, o país está na direção errada, contra 39% que pensam o contrário. Esse índice representa um aumento em relação a dezembro, quando 46% achavam que o país estava no caminho errado. A percepção sobre as notícias relacionadas ao governo também piorou: 43% dos entrevistados disseram ter ouvido mais notícias negativas, contra 28% que relataram mais notícias positivas.

Polêmica do PIX e avaliação econômica – A regulação do PIX foi apontada como a pior notícia relacionada ao governo, com 11% das menções, enquanto o aumento do Bolsa Família foi a melhor notícia, com 7%. Para 66% dos entrevistados, o governo errou mais do que acertou na polêmica envolvendo a regulação do PIX, enquanto 19% acreditam que o governo acertou mais.

Na avaliação da economia, 39% dos entrevistados consideram que a situação piorou nos últimos 12 meses. A avaliação positiva da economia vem recuando desde outubro, passando de 33% para 27% em dezembro e 25% na pesquisa atual. Além disso, 83% dos entrevistados relataram alta no preço dos alimentos no último mês.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.