O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reiterou nesta quarta-feira (25) que as polícias não devem combater a criminalidade por meio da prática de delitos. Lewandowski destacou a necessidade de que os policiais sirvam de exemplo para suas respectivas instituições. “O policial não pode combater a criminalidade cometendo crimes. As polícias federais precisam dar o exemplo às demais polícias”, afirmou Lewandowski durante a coletiva de imprensa realizada em Brasília, reportada pela jornalista Jussara Soares, da CNN.
O ministro classificou como “lamentável” o incidente ocorrido na noite de terça-feira (24), quando Juliana Leite Rangel foi baleada na cabeça durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na rodovia Washington Luís (BR-040), em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A jovem encontra-se em estado grave no Centro de Terapia Intensivo (CTI) do hospital local.
Lewandowski também defendeu o decreto do governo que regulamenta o uso da força por policiais, ressaltando que a arma de fogo deve ser utilizada apenas como último recurso. “O incidente demonstra a importância de uma normativa federal que padronize o uso da força pelas polícias em todo o país”, destacou.
Além disso, o ministro assegurou que estão sendo empenhados todos os esforços para que as responsabilidades no caso de Juliana sejam devidamente apuradas. A Direção-Geral da PRF afastou preventivamente os policiais envolvidos nas operações enquanto as investigações estão em andamento.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública lamenta o ocorrido e se solidariza com a vítima e seus familiares”, concluiu Lewandowski.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Resiliente, PT sai maior de 2024 e debate desafios rumo a 2026
O ano de 2024 se encerra para o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras como bastante marcante na trajetória histórica daquela que é considerada um dos maiores partidos de esquerda do mundo. Em 2024, o PT comemorou o seu 44º aniversário de fundação com uma sessão solene e um jantar comemorativo realizado com grande sucesso e que…
2 anos de reconstrução: Novo PAC impulsionou o desenvolvimento, gerando novos empregos
Nos últimos dois anos, um dos pilares centrais do projeto de proteção nacional campado pelo governo Lula, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), avançou em passos largos na redução das desigualdades regionais e na promoção do desenvolvimento sustentável do país. Com um investimento previsto de R$ 1,8 trilhão em todos os estados…
2 anos de reconstrução: Lula consolida leis e ações para mulheres e crianças
“Tivemos conquistas extremamente importantes para as mulheres desde 2023. Quando se dá prioridade para garantir a autonomia econômica das mulheres, você beneficia todas as famílias”, diz Cida Gonçalves Presidente Lula segue preocupado e atento às demandas e necessidades das brasileiras Sob a gestão do presidente Lula, as brasileiras têm conquistado mais direitos e oportunidades. Seja…