Os presidentes do Brasil, Lula, e da França, Emmanuel Macron. Foto: Getty Images

Diplomatas da União Europeia (UE) e do Mercosul iniciaram a última rodada de negociações para fechar um acordo comercial entre os dois blocos nesta terça (26). As tratativas ocorrem há 24 anos, mas a França tenta impedir a conclusão do tratado.

Segundo a coluna de Jamil Chade no UOL, as reuniões vão acontecer em Brasília até a próxima sexta (29) e algumas fontes da UE tratam os encontros como “decisivos”. Diplomatas espanhóis afirmam que a conclusão é dada como “iminente”.

A Comissão Europeia tem representado a UE, mas a aprovação final depende dos governos europeus. A ideia é fechar o acordo até o dia 29 e anunciar a iniciativa oficialmente entre 5 e 6 de dezembro, durante a cúpula do Mercosul.

Diplomatas da França, que representam o presidente Emmanuel Macron, tentam organizar um bloco dentro da UE para impedir que o acordo seja ratificado. A conclusão do documento ocorre em meio a uma tensão em países europeus com o protesto de agricultores.

Bandeiras do Mercosul e da União Europeia. Foto: Reprodução

Macron convocou o Parlamento da França para uma reunião especial e um debate sobre o acordo entre os blocos. O objetivo é reunir as forças políticas do país contra o tratado.

O governo da Polônia já anunciou que será contra o acordo por ter que concorrer com agricultores do Mercosul. A Itália, comandada pela primeira-ministra de extrema-direita Giorgia Meloni, também tem hesitado em aceitar a negociação.

Alemanha, Espanha, Portugal e países escandinavos são os principais aliados do Brasil nas negociações pelo acordo entre Mercosul e UE.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Pé-de-Meia: governo paga 1ª parcela de 2025 a partir desta 2ª; entenda

    Pé-de-Meia: governo paga 1ª parcela de 2025 a partir desta 2ª; entenda

    O Incentivo Matrícula é destinado a todos os estudantes do ensino médio público que efetivaram sua matrícula para o ano letivo de 2025 Os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, beneficiários do programa Pé-de-Meia 2025 recebem, a partir desta segunda-feira (31/3), a primeira parcela do Incentivo Matrícula no valor de R$ 200. A parcela única anual…


  • Celina, Michelle e Ibaneis aparecem na frente para 2026, diz pesquisa

    Celina, Michelle e Ibaneis aparecem na frente para 2026, diz pesquisa

    Em pesquisa estimulada do instituto Paraná Pesquisa, os três nomes somam a maior parte das intenções de voto na disputa das eleições de 2026 A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lidera as intenções de voto para o cargo de titular do Governo do Distrito Federal (GDF), enquanto Michelle Bolsonaro (PL) e Ibaneis Rocha…


  • ‘Militância erra ao criticar evangélicos na política’, diz José Dirceu

    ‘Militância erra ao criticar evangélicos na política’, diz José Dirceu

    O ex-ministro criticou as ‘facções evangélicas conservadoras’, mas afirmou que a sua participação na política não deve ser questionada 247 – O ex-ministro José Dirceu (PT) criticou, neste sábado (29), a postura de militantes do PT diante da entrada de lideranças evangélicas na política, informa o jornal O Globo. Durante plenária do partido em Brasília, Dirceu disse que…


Os comentários estão desativados.