Diplomatas da União Europeia (UE) e do Mercosul iniciaram a última rodada de negociações para fechar um acordo comercial entre os dois blocos nesta terça (26). As tratativas ocorrem há 24 anos, mas a França tenta impedir a conclusão do tratado.
Segundo a coluna de Jamil Chade no UOL, as reuniões vão acontecer em Brasília até a próxima sexta (29) e algumas fontes da UE tratam os encontros como “decisivos”. Diplomatas espanhóis afirmam que a conclusão é dada como “iminente”.
A Comissão Europeia tem representado a UE, mas a aprovação final depende dos governos europeus. A ideia é fechar o acordo até o dia 29 e anunciar a iniciativa oficialmente entre 5 e 6 de dezembro, durante a cúpula do Mercosul.
Diplomatas da França, que representam o presidente Emmanuel Macron, tentam organizar um bloco dentro da UE para impedir que o acordo seja ratificado. A conclusão do documento ocorre em meio a uma tensão em países europeus com o protesto de agricultores.
Macron convocou o Parlamento da França para uma reunião especial e um debate sobre o acordo entre os blocos. O objetivo é reunir as forças políticas do país contra o tratado.
O governo da Polônia já anunciou que será contra o acordo por ter que concorrer com agricultores do Mercosul. A Itália, comandada pela primeira-ministra de extrema-direita Giorgia Meloni, também tem hesitado em aceitar a negociação.
Alemanha, Espanha, Portugal e países escandinavos são os principais aliados do Brasil nas negociações pelo acordo entre Mercosul e UE.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
ONU acusa Bolsonaro de ter contribuído com invasões e mortes de indígenas: “Período de escuridão”
A ONU acusou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de permitir invasões em terras indígenas e de contribuir para o aumento da violência contra essas comunidades, conforme informações do colunista Jamil Chade, do UOL. Em um relatório, a entidade classificou os anos da gestão bolsonarista como um “período de escuridão” e destacou os impactos…
Igreja evangélica é multada pela CGU por esquema de propina com ex-ministro de Bolsonaro
A CGU (Controladoria-Geral da União) multou em R$ 6.994,71 a Assembleia de Deus de Goiânia – Ministério Cristo Para Todos, por envolvimento em um esquema de propina ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O caso ficou conhecido como “Pastores do MEC” e revelou um esquema de influência…
Cúpula militar atuou para livrar ex-ministros de Bolsonaro de inquérito do golpe
Integrantes da cúpula das Forças Armadas atuaram, nos bastidores, para tentar excluir os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado destinada a impedir a posse do presidente Lula (PT), conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo. Heleno, que foi ministro do Gabinete de Segurança…