youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


A deputada federal Carla Zambelli, suspeita de comandar a invasão de sistemas do Judiciário. Foto: reprodução

A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) solicitou dispensa da audiência de instrução conduzida pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após passar mal nesta quinta-feira (26).

A parlamentar deveria acompanhar os depoimentos no processo em que ela e o hacker Walter Delgatti são investigados por suposta invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica.

Em comunicado, Zambelli informou que não poderia estar presente, pois, nos últimos dias, fez exames para diagnosticar uma arritmia e, na madrugada, sofreu um mal-estar. Ela foi internada na unidade de cuidados intensivos do Hospital do Coração, em São Paulo, e segue sem previsão de alta.

Na audiência anterior, realizada na última segunda-feira (23), Zambelli participou de forma virtual ao lado de seus advogados, embora não tenha prestado depoimento. Seu advogado, Daniel Bialski, a representa no caso. Hoje, a primeira testemunha a ser ouvida será Rosfran Lins Borges, servidor do CNJ.

Walter Delgatti, que está preso, também participa virtualmente da audiência. No início da sessão, foi solicitado que suas algemas fossem retiradas enquanto aguardava para prestar esclarecimentos. O juiz auxiliar de Alexandre de Moraes, Rafael Henrique, que está à frente das oitivas, acatou o pedido.

STF ouve testemunhas em investigação contra Zambelli e Delgatti por invasão aos sistemas do CNJ – Política – CartaCapital
Walter Delgatti e Carla Zambelli: a dupla é investigada por suposta invasão do sistema eletrônico do CNJ. Foto: reprodução

Sobre a investigação

A deputada é suspeita de comandar a invasão de sistemas do Judiciário com a intenção de adulterar informações oficiais, enquanto Delgatti teria sido o responsável por executar os atos criminosos entre agosto de 2022 e janeiro de 2023.

A investigação aponta que a dupla teria invadido seis sistemas do Poder Judiciário em 13 ocasiões, inserindo 16 documentos falsos. Entre eles, havia um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e ordens de quebra de sigilo bancário e bloqueio de bens do ministro.

De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República, o objetivo era “manipular dados, com o intuito de prejudicar a administração da Justiça, desacreditar as instituições e gerar vantagens políticas para a denunciada.”

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • De olho em vaga no Senado, Ibaneis tem planos ambiciosos para o futuro político

    De olho em vaga no Senado, Ibaneis tem planos ambiciosos para o futuro político

    POR ANA MARIA CAMPOS — A movimentação do governador Ibaneis Rocha (MDB) nos últimos tempos, ao se envolver com a construção de uma via alternativa a Lula e Bolsonaro, com a compra de uma suíte no charmoso Hotel Rosewood, na Cidade Matarazzo, em São Paulo, sugerem que há um plano de participar mais da política nacional.…


  • PT perde espaço? Lula redefine ministérios por apoio no Congresso

    PT perde espaço? Lula redefine ministérios por apoio no Congresso

    Lula enfrenta pressões de partidos aliados por mudanças ministeriais para fortalecer a relação com a base na Câmara e no Senado. Trocas pontuais, como a saída de Paulo Pimenta, refletem a disputa por espaço entre as legendas e o desafio político até 2026 Em entrevista na semana passada, Rui Costa disse que Lula está focado…


  • Supersalários no Judiciário: 93% dos magistrados brasileiros receberam acima do teto

    Supersalários no Judiciário: 93% dos magistrados brasileiros receberam acima do teto

    Coluna Brasília/DF, publicada em 12 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito Parlamentares ameaçam abrir a caixa de maldades por causa do bloqueio das emendas. Neste pacote, estão, por exemplo, os projetos que tratam do corte dos penduricalhos na remuneração do serviço público, algo que atingirá diretamente o Judiciário. Nota técnica do…


Os comentários estão desativados.