youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Bombeiros do Líbano resgatam vítimas de escombros causados pelos bombardeios israelenses. Foto: Reuters

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, anunciou nesta quinta-feira (26) que o país rejeitou a proposta de cessar-fogo feita pelos Estados Unidos e pela França. O plano sugeria uma pausa de 21 dias nos ataques, com o objetivo de permitir negociações para o fim da guerra entre Israel e o Hezbollah, grupo militante libanês.

“Não haverá cessar-fogo no norte. Continuaremos a lutar contra a organização terrorista Hezbollah com todas as nossas forças até a vitória e o retorno seguro dos moradores do norte para suas casas”, declarou Katz em mensagem nas redes sociais. A declaração foi uma resposta direta à tentativa franco-estadunidense de interromper os confrontos na fronteira Israel-Líbano.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também se manifestou, negando que a proposta de cessar-fogo tivesse sido sequer considerada. “As notícias sobre um cessar-fogo não são verdadeiras. Esta é uma proposta franco-americana, à qual o primeiro-ministro nem sequer respondeu”, afirmou a nota oficial.

Ao contrário, as Forças Aéreas israelenses continuam com uma ofensiva intensa, atingindo alvos no Líbano, onde mais de 600 pessoas já perderam a vida desde o início dos bombardeios na última segunda-feira (23).

Os EUA e a França, por meio de uma declaração conjunta dos presidentes Joe Biden e Emmanuel Macron, apelaram pelo cessar-fogo, ressaltando a necessidade de evitar uma escalada no conflito. “É hora de um acordo na fronteira Israel-Líbano que garanta segurança e proteção para permitir que os civis retornem para suas casas. A troca de tiros desde 7 de outubro, e em particular nas últimas duas semanas, ameaça um conflito muito mais amplo e danos aos civis”, afirmaram os presidentes.

Apesar do pedido diplomático, o exército israelense confirmou que na noite de quarta-feira (29), suas forças atingiram “aproximadamente 75 alvos terroristas pertencentes à organização terrorista Hezbollah” nas regiões de Beqaa e sul do Líbano.

Destruição causada pelas bombas de Israel no Líbano. Foto: reprodução

Além disso, afirmaram que o Hezbollah lançou 57 foguetes contra Israel na manhã de quinta-feira, aumentando ainda mais as tensões. O exército israelense deixou claro que continuará atacando alvos no Líbano com o objetivo de “danificar e destruir as capacidades e a infraestrutura do Hezbollah”.

Enquanto os confrontos se intensificam, autoridades libanesas relataram que pelo menos quatro pessoas foram mortas em ataques recentes e que um ataque em Younine, no Líbano, matou 23 civis sírios, a maioria mulheres e crianças. A situação no Líbano se agrava a cada dia, com relatos de destruição generalizada e um número crescente de vítimas civis.

Durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, fez um apelo urgente por um cessar-fogo. Ele acusou Israel de atacar civis indiscriminadamente com seus bombardeios e pediu que a comunidade internacional intervenha para parar os confrontos.

“Os libaneses rejeitam a guerra e acreditam na estabilidade. Israel nunca parou de violar as resoluções adotadas pela ONU. O Líbano não está pedindo por caridade”, afirmou Mikati, deixando claro que o país busca uma solução justa e pacífica para o conflito, mas sem abrir mão de sua soberania.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…


  • Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…


  • Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…


Os comentários estão desativados.