O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, anunciou nesta quinta-feira (26) que o país rejeitou a proposta de cessar-fogo feita pelos Estados Unidos e pela França. O plano sugeria uma pausa de 21 dias nos ataques, com o objetivo de permitir negociações para o fim da guerra entre Israel e o Hezbollah, grupo militante libanês.
“Não haverá cessar-fogo no norte. Continuaremos a lutar contra a organização terrorista Hezbollah com todas as nossas forças até a vitória e o retorno seguro dos moradores do norte para suas casas”, declarou Katz em mensagem nas redes sociais. A declaração foi uma resposta direta à tentativa franco-estadunidense de interromper os confrontos na fronteira Israel-Líbano.
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também se manifestou, negando que a proposta de cessar-fogo tivesse sido sequer considerada. “As notícias sobre um cessar-fogo não são verdadeiras. Esta é uma proposta franco-americana, à qual o primeiro-ministro nem sequer respondeu”, afirmou a nota oficial.
Ao contrário, as Forças Aéreas israelenses continuam com uma ofensiva intensa, atingindo alvos no Líbano, onde mais de 600 pessoas já perderam a vida desde o início dos bombardeios na última segunda-feira (23).
Os EUA e a França, por meio de uma declaração conjunta dos presidentes Joe Biden e Emmanuel Macron, apelaram pelo cessar-fogo, ressaltando a necessidade de evitar uma escalada no conflito. “É hora de um acordo na fronteira Israel-Líbano que garanta segurança e proteção para permitir que os civis retornem para suas casas. A troca de tiros desde 7 de outubro, e em particular nas últimas duas semanas, ameaça um conflito muito mais amplo e danos aos civis”, afirmaram os presidentes.
Apesar do pedido diplomático, o exército israelense confirmou que na noite de quarta-feira (29), suas forças atingiram “aproximadamente 75 alvos terroristas pertencentes à organização terrorista Hezbollah” nas regiões de Beqaa e sul do Líbano.
Além disso, afirmaram que o Hezbollah lançou 57 foguetes contra Israel na manhã de quinta-feira, aumentando ainda mais as tensões. O exército israelense deixou claro que continuará atacando alvos no Líbano com o objetivo de “danificar e destruir as capacidades e a infraestrutura do Hezbollah”.
Enquanto os confrontos se intensificam, autoridades libanesas relataram que pelo menos quatro pessoas foram mortas em ataques recentes e que um ataque em Younine, no Líbano, matou 23 civis sírios, a maioria mulheres e crianças. A situação no Líbano se agrava a cada dia, com relatos de destruição generalizada e um número crescente de vítimas civis.
Durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, fez um apelo urgente por um cessar-fogo. Ele acusou Israel de atacar civis indiscriminadamente com seus bombardeios e pediu que a comunidade internacional intervenha para parar os confrontos.
“Os libaneses rejeitam a guerra e acreditam na estabilidade. Israel nunca parou de violar as resoluções adotadas pela ONU. O Líbano não está pedindo por caridade”, afirmou Mikati, deixando claro que o país busca uma solução justa e pacífica para o conflito, mas sem abrir mão de sua soberania.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…