youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Fumaça visível no céu da capital é resultado da combinação de queimadas, aliada a condições climáticas de tempo seco e baixa umidade

Foto colorida de paisagem de Brasília, Distrito Federal, tomada por neblina espessa e cinza

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que vai se reunir com órgãos do Distrito Federal, nesta segunda-feira (26/8), para discutir medidas para mitigar os problemas causados pela densa camada de fumaça que encobre a região desde domingo (25/8).

“Vou me reunir agora, às 11h, com o Ibram [Instituto Brasília Ambiental], Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para a gente decidir algumas medidas e afinar a viola para poder cuidar da nossa população da melhor maneira possível”, afirmou o governador.

“Estamos atendendo todas as ocorrências que estão acontecendo. O Corpo de Bombeiros está fazendo um belíssimo trabalho, e a Defesa Civil também está nos auxiliado”, acrescentou, durante sessão solene na Câmara Legislativa (CLDF) de Outorga de Título de Cidadão Honorário do Distrito Federal ao advogado Cleber Lopes.

Fumaça

Assim como nesse domingo (25/8), os moradores do Distrito Federal, acordaram com o céu encoberto por uma névoa de fumaça na manhã desta segunda-feira (26/8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça visível no céu da capital é resultado da combinação de queimadas em áreas próximas, aliada a condições climáticas de tempo seco e baixa umidade.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, a fumaça deve continuar nos próximos dias.Play Video

“As condições meteorológicas de baixa umidade, variação de temperatura e estiagem que geralmente ocorrem nesta época do ano, atreladas à grande quantidade de focos de queimadas em outras regiões do país como São Paulo, Goiás e Amazônia, favorecem o transporte da nuvem de fumaça, com ventos Sul e Sudeste, para a região central do país”, destacou a especialista.

Incêndio florestais

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também alertou que a densa fumaça é consequência dos incêndios que ocorreram ao longo da última semana e pode ser decorrente de condições climáticas que favoreceram a dispersão.

O impacto das queimadas se agrava, uma vez que a seca e a estiagem já duram mais de 125 dias no DF.

Em razão dos possíveis riscos à saúde da concentração de fuligem na atmosfera combinada com a seca, a corporação deu orientações sobre o que fazer e o que evitar nessa situação.

Segundo o CBMDF, os cidadãos devem evitar atividade física quando houver baixa umidade e comprometimento do ar atmosférico. A corporação também orienta a hidratação contínua ao longo do dia.

Para aliviar o clima seco, a dica é manter o ambiente familiar umedecido com toalhas molhadas.

Em caso de incêndio, ligue 193 para acionar o CBMDF ou envie mensagem para o WhatsApp do Brasília Ambiental, no número 61 99224-7202, destinado a denúncias sobre fogo em unidades de conservação.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

    Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

    Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF Proposta do deputado Ricardo Vale (PT) prevê programação de atividades educativas para enfrentamento à violência contra as mulheres Em mais um passo para fortalecer a luta contra a violência de gênero, foi sancionada nessa quinta-feira (21) a Lei que institui a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha no Distrito…


  • Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de…


  • Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia

    Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia

    O Programa Reciclotech, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF, em parceria com a ONG Programando o Futuro e a FAP-DF, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos em Ceilândia.A ação faz parte de um projeto inovador que alia responsabilidade social e ambiental, oferecendo capacitação profissional em áreas de tecnologia…


Os comentários estão desativados.