youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Elementos colhidos pela polícia conectam inquéritos dos atos golpistas de 8 de janeiro, da tentativa de golpe de Estado, da milícia digital e das fake news, afirma magistrado

Segundo a PF, o objetivo de Zambelli era obter informações sobre um suposto financiamento do governo venezuelano ao PT e à campanha de Lula em 2022

A pedido da Polícia Federal (PF), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou novo inquérito contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A PF suspeita do envolvimento da parlamentar bolsonarista na trama golpista que culminou na destruição da Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. Segundo os investigadores, Zambelli enviou a influenciadora Elisa Robson à Espanha para tratar com o general Hugo Carvajal, ex-diretor da Inteligência Militar da Venezuela.

Conhecido como “El Pollo”, Carvajal foi preso no país europeu por tráfico de drogas, em 2021, e extraditado para os Estados Unidos (EUA), em 2023. O objetivo de Zambelli, afirma a PF, era colher informações acerca de um suposto financiamento do governo venezuelano ao Partido dos Trabalhadores (PT) e à campanha do presidente Lula em 2022, uma das fake news mais famosas nos ecossistemas da extrema direita. De volta ao Brasil, a influenciadora teria ainda fornecido um dossiê ao então ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres, preso desde janeiro de 2023.

Na reunião ministerial de 5 de julho de 2022, Bolsonaro tocou no nome de Carvajal. A PF sustenta que Zambelli articulou a viagem um mês antes das falas do ex-presidente. “Temos informações do general Carvajal lá da Venezuela que tá preso na Espanha. Ele… já fez a delação premiada dele lá. É… Por 10 anos, abasteceu com o dinheiro do narcotráfico Lula da Silva, Cristina Kirchner, Evo Morales. Né? Essa turma toda que cês conhecem”, delirou o capitão da extrema direita, à época.

Desvio de finalidade

Na tentativa de adiar a extradição aos EUA, Carvajal apresentou um papel à justiça espanhola como prova de que o governo de seu país estava financiando partidos e movimentos progressistas na América Latina e na Europa. Aos olhos das autoridades, no entanto, as alegações do general careciam de evidências. Contra o PT, “El Pollo” não dispunha de nada. Às vésperas da eleição de 2022, para forçar a narrativa falaciosa, Torres determinou que a PF abrisse inquérito.

“Os elementos identificados apontam que a formalização açodada da investigação no âmbito da Polícia Federal – há apenas duas semanas do 1° turno das eleições presidenciais – visava a conferir credibilidade às narrativas inverídicas propagadas pela milícia digital em relação ao principal opositor político do então presidente Jair Bolsonaro”, afirma a PF, que vê indícios de desvio de finalidade e de utilização do Estado para fins ilícitos.

Em publicação de 2021 na rede social “X”, onde Zambelli costuma disseminar as notícias falsas gestadas nas bolhas bolsonaristas, a deputada estava completamente engajada na fraude eleitoral e na subversão da democracia. “Fizemos um pedido de investigação na Procuradoria-Geral da República e, entre outros pedidos, está a cassação do PT”, bradou.

Trama bolsonarista

Moraes afirmou, na decisão que autoriza a nova apuração contra Zambelli, que as evidências colhidas pela PF conectam os inquéritos dos atos golpistas de 8 de janeiro, da tentativa de golpe de Estado, da milícia digital e das fake news.

“As investigações conduzidas, portanto, estão absolutamente relacionadas com o objeto do Inq. 4.874 [Milícia Digital], especialmente com os da Pet 12100 tendo [Golpe] a Polícia Federal identificado nominalmente a deputada federal Carla Zambelli como uma das participantes nos fatos apurados ora trazidos ao conhecimento”, argumenta o ministro do STF.

Com informações do Pt Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”

    Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”

    Presidente reforçou a importância do BRICS como espaço de diálogo e diversidade, criticou unilateralismo e propôs reformas na governança global O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quarta-feira (26), a primeira reunião de Sherpas da presidência brasileira do BRICS com um discurso enfático em defesa do multilateralismo e da busca por soluções construtivas…


  • EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país

    EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país

    Projeto, que conta com o apoio de parlamentares ligados à extrema direita no Brasil, foi aprovado por uma comissão da Câmara e seguirá para o plenário O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que pode impedir a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal…


  • PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe

    PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe

    Documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos com Braga Netto e seu ex-assessor podem arrastar novos personagens para o caso Na reta final da análise do material coletado na Operação Contragolpe, que levou à prisão do general e ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, a Polícia Federal avalia a possibilidade de apresentar novos indiciados no inquérito sobre…


Os comentários estão desativados.