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Os diretores do Sicoob Empresarial do Distrito Federal (Sicoob) realizaram no dia (17) de março a reunião da Assembleia Geral Ordinária (AGO) referente à este ano. Na ocasião, os diretores fizeram um balanço geral das atividades da cooperativa nos últimos anos, em especial, o ano de 2017. Segunda a direção, o crescimento de recursos financeiro do Sicoob Empresarial cresceu cerca de 158%. Somente em 2017, o resultado bruto foi de R$ 5,4 milhões.

“Crescimento tem sido constante desde 2012. Patrimônio líquido tem crescido sempre de maneira constante, mesmo com a crise econômica do país”, sustenta a direção. De acordo com os representantes do Sicoob Empresarial, o que tem possibilitado esse crescimento contínuo são as ações tomadas pela atual gestão que visam a capitalização da cooperativa de crédito.

O crescimento do Sicoob Empresarial pode ser notado por meio dos números apresentados durante a reunião da AGO. Segundo os dados que representam o balanço final referente ao ano de 2017, houve crescimento em relação ao número de crédito líquido; ao número de depósitos; de capital; de ativos; e de P.I.; também ocorreu aumento em relação ao resultado líquido acumulado RLA (que são as chamadas “sobras”); à inadimplência, que ficou abaixo da média, mas acima do desejado pela cooperativa; e ao o número de ponto de atendimentos. O número de associados também cresceu, chegando a 100 cooperados por mês.

Os bons resultados são decorrência do aumento de clientes cooperados inseridos na cooperativa nos últimos anos. Essa realidade, por outro lado, também gerou algumas deficiências no sistema da cooperativa, como o exemplificado pela direção quando foi mencionado as medidas tomadas pela direção no sentido melhorar a forma de comunicação da cooperativa junto aos seus clientes. Para tanto, foi implantado nas agências do Sicoob Empresarial, na área de telefonia, sistema modernos de atendimento telefônico, assim como também houve a implantação de canais suplementares para o armazenamento de dados.

As metas estipuladas pelo Sicoob Empresarial para este ano são: aumentar a fidelização de clientes; estimular prêmios; e continuar a trabalhar com as melhores taxas de juros do mercado financeiro. Há também a política de manter a criação de uma agência da cooperativa por ano, nas cidades do DF, a fim de “permitir mais capacidade de conforto para os nossos cooperados”, informa a atual direção do Sicoob Empresarial.

As próximas cidades a receberem uma agência do Sicoob serão Gama e Sobradinho.

Outra inovação implantada e mantida pela atual gestão foi o sistema de controle de risco, que permite que as agências possam, antes de aprovar qualquer operação, verificar a real situação da transação financeira. Por exemplo, uma simples abertura de conta, passa antes pelo controle de risco, caso seja detectado alguma obstrução ao nome de pretendente, o processo de abertura é suspenso, causado assim menos prejuízo à cooperativa.
Ainda houve a implantação do programa de metas, que estipula metas de desempenho para cada colaborador do Sicoob Empresarial.

Os diretores representantes do Sicoob presentes durante a apresentação do balanço foram José Carlos Moreira De Luca (diretor-presidente); João de Alcântara Silvério (coordenador do Conselho Fiscal); Yusef George Nimer (presidente do Conselho de Administração); Cláudio da Costa Vargas (diretor financeiro); Antonio Eustáquio de Oliveira (vice-presidente do Conselho de Administração); Edivaldo Alves de Oliveira (superintendente do Sicoob Planalto Central).

Para maiores informações acesse: http://www.sicoob.com.br/