Decisão foi comunicada pelo presidente Indonésio a Dilma Rousseff, presidenta do banco

Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS
Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS (Foto: Divulgação/NDB)

O governo indonésio ratificou nesta terça-feira (25) a decisão de ingressar no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), uma entidade multilateral criada pelos cinco estados-membros fundadores do grupo BRICS.

Formado há uma década por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco aceitou a Indonésia como membro pleno no início de 2025, juntando-se ao Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos, também membros da organização. Play Video

Desde 2023, a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff é presidente do NDB, sediado em Xangai, e se encontrou na terça-feira em Jacarta com o presidente indonésio, Prabowo Subianto, com o objetivo de fortalecer a relação de cooperação estratégica entre o país asiático e a instituição financeira. 

O chefe de Estado expressou seu total interesse em aproveitar a oportunidade oferecida pela adesão ao BRICS e demonstrar o comprometimento da Indonésia em apoiar o fortalecimento do papel do NDB como parceiro de desenvolvimento para países em desenvolvimento. 

Atualmente, os BRICS representam cerca de 40% da população global e 37% do Produto Interno Bruto mundial em poder de compra.

Outras nações que concordaram em se juntar ao bloco em outra categoria, como associados, são Cuba, Bolívia, Bielorrússia, Cazaquistão, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Espera-se que Nigéria, Turquia e Argélia confirmem sua participação.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.