Decisão foi comunicada pelo presidente Indonésio a Dilma Rousseff, presidenta do banco

O governo indonésio ratificou nesta terça-feira (25) a decisão de ingressar no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), uma entidade multilateral criada pelos cinco estados-membros fundadores do grupo BRICS.
Formado há uma década por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco aceitou a Indonésia como membro pleno no início de 2025, juntando-se ao Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos, também membros da organização. Play Video
Desde 2023, a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff é presidente do NDB, sediado em Xangai, e se encontrou na terça-feira em Jacarta com o presidente indonésio, Prabowo Subianto, com o objetivo de fortalecer a relação de cooperação estratégica entre o país asiático e a instituição financeira.
O chefe de Estado expressou seu total interesse em aproveitar a oportunidade oferecida pela adesão ao BRICS e demonstrar o comprometimento da Indonésia em apoiar o fortalecimento do papel do NDB como parceiro de desenvolvimento para países em desenvolvimento.
Atualmente, os BRICS representam cerca de 40% da população global e 37% do Produto Interno Bruto mundial em poder de compra.
Outras nações que concordaram em se juntar ao bloco em outra categoria, como associados, são Cuba, Bolívia, Bielorrússia, Cazaquistão, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Espera-se que Nigéria, Turquia e Argélia confirmem sua participação.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
No Vietnã, Lula diz que anistia não é “tema principal para ninguém”
Em última agenda no giro pela Ásia, Lula disse que não conversou com presidentes da Câmara e do Senado sobre o tema da anistia O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (29/3) que anistia não é “tema principal para ninguém” e negou que tenha tratado do assunto na viagem pela Ásia com os…
A prova de que Bolsonaro não é um perseguido político pela Justiça
Perderam de novo, manés! Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, tratado por Bolsonaro e seus asseclas como o carrasco número um do bolsonarismo, concedeu prisão domiciliar à cabeleireira Débora dos Santos, que no 8 de janeiro de 2023 escreveu com um batom vermelho na estátua da Justiça em Brasília a frase “Perdeu, Mané”.…
Prévia da carga tributária sobe para 32,32% do PIB em 2024
Tributação de offshores e fim de isenções a combustíveis influenciaram Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil A prévia da carga tributária (peso dos impostos e demais tributos sobre a economia) subiu para 32,32% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, divulgou nesta sexta-feira (28) o Tesouro Nacional. Em 2023, o mesmo indicador tinha atingido…