“Comemoramos 130 anos de relações diplomáticas, sustentado pelo respeito mútuo e pela colaboração contínua. Nossas trajetórias se entrelaçam e se reforçam”, afirmou presidente

No jantar com autoridades do Japão, Lula reforçou os valores que unem os dois países
Em agenda internacional de seis dias pela Ásia, o presidente Lula discursou, nesta terça-feira (25), durante jantar oferecido pelo imperador japonês, Naruhito, e pela imperatriz Masako, em Tóquio. Brasil e Japão celebram 130 anos do estabelecimento de relações diplomáticas neste ano. Aos presentes, o petista exaltou os valores em comum entre os dois países: paz, democracia, multilateralismo e desenvolvimento sustentável.
“Comemoramos 130 anos de relações diplomáticas, sustentado pelo respeito mútuo e pela colaboração contínua. Nossas trajetórias se entrelaçam e se reforçam. O Brasil hospeda a maior comunidade nikkei fora do Japão. É imensurável a contribuição japonesa para a economia, a agricultura, a industrialização e a cultura brasileira”, elogiou Lula.
Sobre emergências climáticas e inclusão social, o presidente fez menção a um discurso proferido por Naruhito em 2018, quando esteve em Brasília, na condição de príncipe-herdeiro. À época, o imperador apelou à comunidade internacional para priorizar o fornecimento sustentável de água e saneamento.
“Suas preocupações não poderiam ser mais atuais e relevantes. Como país que abriga a maior floresta tropical e reserva de água doce do mundo, o Brasil está comprometido com um modelo de sustentabilidade baseado na inclusão social. Contamos com firme engajamento do Japão na COP 30, em Belém do Pará”, resumiu Lula.
Boas-vindas a Lula e Janja
Pela manhã, Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, foram recebidos por Naruhito e por Masako, no Palácio Imperial, para uma cerimônia de boas-vindas. Eles ouviram o hino do Brasil e do Japão, antes de passar em revista as tropas. As canções Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, homenagearam Lula e Janja.
A relação Brasil-Japão foi elevada à condição de Parceria Estratégica e Global em 2014, durante visita oficial de Estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe à ex-presidenta Dilma Rousseff.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
“Congresso e governo atuam juntos para defender o Brasil das tarifas de Trump”, diz Gleisi
Sem citar a tentativa do PL de obstruir a pauta para votar o PL da anistia, ministra diz que “ninguém pode se colocar acima dos interesses do país” A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), destacou nesta quarta-feira (2) a aprovação da Lei de Reciprocidade Econômica pelo Senado. O texto autoriza o Brasil a…
Com apoio do GDF, oito pessoas deixam as ruas e conquistam empregos em serviços públicos
Ação cumpre decreto que garante 2% das vagas de trabalho em licitações para esse público, promovendo inclusão e dignidade Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira “Tenho muita gratidão ao GDF por ter aberto essa porta para a gente.” A emoção de conquistar um emprego e abrir não só uma, mas inúmeras portas,…
Lindbergh critica bolsonaristas por tentativa de obstrução: ‘Defendem Trump ou o Brasil?
Aliados de Jair Bolsonaro tentam forçar a inclusão na agenda da Câmara de um projeto de lei que anistia os golpistas que conspiraram contra a democracia no país Lindbergh: “Não há sentido em paralisar a pauta e votações importantes em cima de um projeto de anistia que, além de tudo, é inconstitucional”. O líder do…