
Pelo menos sete pessoas se afogaram e morreram ao tentar chegar em pacotes com ajuda humanitária que caíram no mar na Faixa de Gaza. Além das vítimas que faleceram, a agência de notícias palestina Wafa afirma que há cinco pessoas desaparecidas após tentar pegar os mantimentos.
Centenas de palestinos se jogaram no Mar de Gaza e nadaram até os pacotes com os mantimentos levados à região. O caso aconteceu nesta segunda (25) e tem gerado críticas à proibição de Israel de transportar a ajuda humanitária por terra.
“Por que aqueles que entregam ajuda não podem entregá-la através das travessias?”, questiona Muhammad Sobeih, morador de Gaza que tentou ajudar as pessoas no litoral, em entrevista à TV Al Jazeera. Os mantimentos têm sido lançados há várias semanas por meio de aviões militares de vários países, como França, Estados Unidos, Egito e Jordânia.
No início deste mês, cinco pessoas morreram e 10 ficaram feridas após serem atingidas por carregamentos lançados na zona aérea da Faixa de Gaza. Na ocasião, os mantimentos foram enviados pelos Estados Unidos e alguns dos paraquedas não abriram, resultando em quedas que atingiram palestinos e casas.
Por isso, autoridades de Gaza têm pedido a “interrupção imediata das operações de lançamento aéreo” e uma abertura rápida do acesso terrestre de caminhões com ajuda humanitária para ajudar a população local.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), ao menos 500 caminhões com mantimentos entravam em Gaza diariamente antes da guerra. Após o início do conflito, cerca de 150 são enviados ao território, que está sitiado.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gaeco e PF prendem policial civil em operação contra fintechs suspeitas de lavar dinheiro do PCC
- Amiga de Bolsonaro, neta de ministro nazista perde eleição na Alemanha
- ÉRIKA KOKAY PARA O SENADO FEDERAL
- “Vamos parar de acreditar naqueles que negam o Estado”, clama Lula
- Trama golpista: áudios de bastidores comprovam participação de Bolsonaro