Presidente Lula reiterou apoio ao jornalista, criticando falta de solidariedade internacional. Governo brasileiro deve lançar noto oficial nesta terça-feira
O governo Lula deve lançar uma nota oficial contra a possível extradição de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, nesta terça-feira (26), destaca o jornalista Ricardo Noblat, no Metrópoles. Esta posição surge no momento em que a Alta Corte de Londres se prepara para deliberar sobre o envio do jornalista de 52 anos para enfrentar uma sentença de 175 anos nos Estados Unidos.
As acusações contra Assange envolvem a divulgação de milhares de registros e telegramas militares dos EUA através do WikiLeaks. Embora procuradores norte-americanos busquem sua extradição para que cumpra pena em solo estadunidense, a defesa de Assange permanece lutando contra essa decisão através de recursos legais.
Após o Reino Unido aprovar a extradição do jornalista, sua defesa agora recorre da decisão, cujo veredito será anunciado às 10h30, horário de Brasília.
O presidente Lula já expressou solidariedade a Assange em diversas ocasiões, inclusive durante um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Ele afirmou que o jornalista “não deve ser punido por divulgar informações transparentes e legítimas”.
Na última semana, ao mencionar Assange durante a comemoração do 44º aniversário do PT, Lula enfatizou o papel do jornalista em expor “a podridão”. “A democracia está tão fragilizada que um jornalista chamado Assange, que foi um cara que denunciou a podridão, a escuta de telefone da companheira Dilma pelos Estados Unidos, esse companheiro que possivelmente deveria ter ganhado o prêmio Nobel de jornalista do planeta Terra está preso há muitos anos e não tem um gesto de solidariedade a ele”, disse Lula.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Bolsonaro ataca IBGE após queda histórica do desemprego e leva aula de Roncaglia
- Estatais melhoraram eficiência e governança no governo Lula 3
- Menor desemprego da história, menor inflação em 4 anos e comércio aquecido: “onde está a crise?”, questiona Cappelli ao mercado
- Emendas: Câmara responsabiliza Executivo e R$ 4,2 bi seguem bloqueados
- FGTS: recuperação de dívidas deve chegar R$ 1,4 bilhão em 2024