Medida reafirma importância do programa, que passa a oferecer gratuitamente 41 medicamentos para 70 milhões de brasileiros

Além de remédios e fraldas, o Farmácia Popular distribui absorventes de graça nas farmácias credenciadas
O presidente Lula anunciou, na noite de segunda-feira (24), em rede nacional de televisão, 100% de gratuidade dos 41 medicamentos do programa Farmácia Popular. A medida inclui fraldas geriátricas e beneficia diretamente a população de baixa renda, que não precisará destinar parte do salário para esses itens.
A decisão do governo federal reafirma a importância do programa que alcança 70 milhões de brasileiros e se opõe radicalmente às decisões do governo anterior que quase o extinguiu.
“Quem tem doenças como diabetes, hipertensão, asma vai poder tirá-los sob indicação, numa farmácia conveniada, apenas apresentando a receita médica e seu documento de identidade. Além dos remédios, o Farmácia Popular trouxe outra novidade: a oferta de fralda geriátrica, tudo de graça”, destacou o presidente ao final dos dois minutos da fala em que comunicou também a liberação do pagamento da parcela de R$ 1.000,00 do programa Pé-de-Meia aos estudantes do ensino médio.
Em suas redes, a ministra da Saúde Nísia Trindade ressaltou o compromisso de Lula de cuidar do povo brasileiro. “Nova Farmácia Popular 100% gratuita e Pé de Meia para nossos estudantes. Programas que reafirmam o compromisso do governo do presidente Lula de cuidar das pessoas, principalmente das que mais precisam, ajudando a trazer prosperidade a todas e todos”, publicou.
Em postagem com trecho de matéria do Jornal Nacional da TV Globo sobre os anúncios do presidente, o líder do governo Lula na Câmara, vice-presidente nacional do PT e deputado federal José Guimarães (CE), apontou o reconhecimento à importância das medidas. “No JN, Bonner elogia o pronunciamento do presidente sobre o pagamento do Pé-de-Meia e a gratuidade dos remédios da Farmácia Popular”, escreveu.
Regras do programa
Além de remédios e fraldas, o Farmácia Popular distribui absorventes de graça nas farmácias credenciadas. As fraldas geriátricas são fornecidas para pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos com mobilidade reduzida, pacientes acamados ou cadeirantes.
Para a obtenção de um dos 41 itens do Farmácia Popular, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, e apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF e receita médica dentro do prazo de validade, tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de serviços particulares.
Para pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer a um estabelecimento credenciado ao programa, um representante legal ou procurador deve procurar a unidade e apresentar a receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares; documento oficial com foto e CPF do beneficiário titular da receita ou documento de identidade que conste o número do CPF, salvo menor de idade, que permite a apresentação da certidão de nascimento ou registro geral (RG).
A lista completa de medicamentos e insumos disponibilizados pelo Farmácia Popular pode ser acessada aqui.
A lista de farmácias e drogarias credenciadas ao programa pode ser acessada aqui.
“Remédio de graça!”, destacou o senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde. “100% dos medicamentos da Farmácia Popular gratuitos! 41 remédios a custo zero para a população que mais precisa!”, comemorou.
Trajetória de sucesso
Criado em 2004, o Farmácia Popular foi relançado pelo presidente Lula em 2023 com a inclusão de novas gratuidades – remédios para osteoporose e anticoncepcionais – e, em 2024, a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública de ensino. Em 20 anos, mais de 70 milhões de cidadãos brasileiros foram beneficiados.
Em junho de 2023, 55 milhões de brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no programa, que está presente em 85% das cidades brasileiras, o que equivale a 4,7 mil municípios, conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país e tem capacidade para atender 96% da população brasileira. A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”
Presidente reforçou a importância do BRICS como espaço de diálogo e diversidade, criticou unilateralismo e propôs reformas na governança global O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quarta-feira (26), a primeira reunião de Sherpas da presidência brasileira do BRICS com um discurso enfático em defesa do multilateralismo e da busca por soluções construtivas…
EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país
Projeto, que conta com o apoio de parlamentares ligados à extrema direita no Brasil, foi aprovado por uma comissão da Câmara e seguirá para o plenário O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que pode impedir a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal…
PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe
Documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos com Braga Netto e seu ex-assessor podem arrastar novos personagens para o caso Na reta final da análise do material coletado na Operação Contragolpe, que levou à prisão do general e ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, a Polícia Federal avalia a possibilidade de apresentar novos indiciados no inquérito sobre…