youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Durante cerimônia lotada no Palácio do Planalto, nesta terça (25), ministra da Saúde, Nísia Trindade, pediu um minuto de silêncio pela saúde do Papa Francisco

A Saúde estima atingir 70 milhões de unidades anuais de insulina

O presidente Lula participou, nesta terça-feira (25), no Palácio do Planalto, da cerimônia de anúncio do acordo para a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dosagem única contra a dengue. A iniciativa do governo federal fortalece a indústria farmacêutica brasileira e o Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir de 2026, serão disponibilizadas à população 60 milhões de doses anuais, mas com possibilidade de ampliação da quantidade produzida conforme a demanda. O Ministério da Saúde (MS) pretende alcançar todas as pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.

O evento lotou a sede da Presidência da República e teve as presenças da presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, entre outras autoridades.

Antes de iniciar o discurso, Nísia pediu um minuto de silêncio pela saúde do Papa Francisco, que foi acometido por uma pneumonia e segue internado em estado crítico no hospital Gemelli, em Roma. A ministra relatou uma reunião que teve com o pontífice e as preocupações dele em relação à saúde dos habitantes da Amazônia e da população mais vulnerável do país.

“Em outubro do ano passado, eu tive a oportunidade de ter um encontro com o Papa, muito emocionante como vocês podem imaginar. E como eu relatei para o senhor, presidente, ele falou com muito carinho do presidente Lula, e me recebeu em audiência privada, muito interessado nas questões de saúde indígena, da Amazônia e dos programas sociais no Brasil”, contou Nísia.

“O mundo todo está em oração e é uma forma de nós nos irmanarmos àquele que nos ensina que todos somos irmãos. Fratelli tutti”, pediu a ministra da Saúde, antes que todos os presentes à cerimônia se levantassem para homenagear Francisco.

Combate à dengue

vacina 100% nacional representa avanço significativo no combate à dengue no Brasil. O protagonismo do governo Lula permite à oferta do medicamento crescer 50 vezes. A produção, fruto da parceria entre o Instituto Butantan e a WuXi Biologics, ficará a cargo do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), do MS.

O financiamento da pesquisa clínica do projeto conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nísia disse que os casos de dengue experimentaram redução, no ano passado, mas que a população não pode negligenciar a prevenção da doença. A ministra esclareceu que a nova vacina protege contra os quatro sorotipos de dengue. “A vacina será uma vacina em dose única […] Ela vai ser válida para os quatro sorotipos. Vários artigos científicos vêm demonstrando esse poder”, destacou.

“Então, essa vacina, ela já tem a definição de 60 milhões de doses em 2026 e a continuidade da sua produção. A gente espera, em dois anos, poder vacinar toda a população elegível”, concluiu a ministra da Saúde.

Indústria farmacêutica nacional

Os investimentos para viabilizar a vacina brasileira contra a dengue, além de outros medicamentos modernos, totalizam R$ 1,26 bilhão. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem no Instituto Butantan um dos principais beneficiários de investimentos para desenvolver o complexo industrial farmacêutico do país. Essas ações estão alinhadas ao Nova Indústria Brasil (NIB).

O vice-presidente, que é médico, elogiou a nova vacina do governo Lula. “Uma vacina contra os quatro tipos de dengue, tetravalente, o que facilita muito. Por isso que ela é demorada, leva anos e anos. Você tem um foco de tipo 2, vai lá e testa. Aí fica esperando tipo 1, vai lá e corre, depois o 3, o 4. Teve que acertar os quatro para ter em uma vacina só a tetravalente”, reconheceu Alckmin.

O Novo PAC prevê ainda R$ 68 milhões para estudos clínicos visando ampliar a faixa etária e avaliar a coadministração com a vacina contra a chikungunya.

Outros medicamentos

No mesmo evento, o governo Lula anunciou a fabricação da insulina Glargina, como parte do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que envolve a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) pela Fiocruz e a finalização do produto pela empresa Biomm.

O MS estima atingir 70 milhões de unidades anuais de insulina, começando a partir do segundo semestre de 2025.

A internalização da produção da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) também é um das objetivos do PDP. Por meio da parceria entre o Instituto Butantan e a Pfizer, firmada nesta terça, a produção anual deve chegar a 8 milhões de doses anuais, atendendo à demanda do SUS e possibilitando a ampliação do público-alvo.

Por último, o Brasil garantiu acesso a inovações da vacina contra a gripe Influenza H5N8. O novo estoque estratégico acelera a capacidade de produção para até 30 milhões de doses anuais e permite ajustes rápidos na formulação do medicamento de acordo com a evolução do vírus.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”

    Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”

    Presidente reforçou a importância do BRICS como espaço de diálogo e diversidade, criticou unilateralismo e propôs reformas na governança global O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quarta-feira (26), a primeira reunião de Sherpas da presidência brasileira do BRICS com um discurso enfático em defesa do multilateralismo e da busca por soluções construtivas…


  • EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país

    EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país

    Projeto, que conta com o apoio de parlamentares ligados à extrema direita no Brasil, foi aprovado por uma comissão da Câmara e seguirá para o plenário O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que pode impedir a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal…


  • PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe

    PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe

    Documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos com Braga Netto e seu ex-assessor podem arrastar novos personagens para o caso Na reta final da análise do material coletado na Operação Contragolpe, que levou à prisão do general e ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, a Polícia Federal avalia a possibilidade de apresentar novos indiciados no inquérito sobre…


lula

Os comentários estão desativados.