Presidente dos EUA sugeriu que a solução para a Faixa de Gaza seria o grande número de palestinos que lá moram, deixar a região
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que os palestinos que moram na Faixa de Gaza deveriam deixar a região para “simplesmente limpar” toda a área. A fala veio depois do telefonema com o rei da Jordânia, nesse sábado (25/1).
Trump afirmou que deseja que os moradores de Gaza se mudassem para países vizinhos. Ele destacou que eles poderiam ser deslocados “temporariamente ou por um longo prazo”. A Faixa de Gaza tem 2,3 milhões de habitantes.
“Eu preferiria me envolver com algumas das nações árabes e construir moradias em um local diferente onde eles possam talvez viver em paz para variar. Você está falando de provavelmente 1,5 milhão de pessoas, e nós simplesmente limpamos tudo isso e dizemos: ‘Sabe, acabou’”, disse Trump .
O presidente norte-americano relatou que perguntou ao rei Abdullah se o país aceitaria mais palestinos, já que a Jordânia já abriga 2,4 milhões de refugiados de famílias expulsas em 1948 após a criação de Israel.Play Video
“Eu disse a ele: adoraria que você assumisse mais porque estou olhando para toda a Faixa de Gaza agora e está uma bagunça, é uma bagunça de verdade. Gostaria que ele assumisse pessoas”, contou Trump.
Trump também sugeriu o Egito como destino para os moradores de Gaza e afirmou que levantaria a questão com o presidente Abdel Fatah al-Sisi nesse domingo (26/1).
O Egito, desde o início da guerra em 2023, alertou diversas vezes que é contra o deslocamento forçado de palestinos de Gaza e reforçou sua fronteira.
Abdel Fatah al-Sisi disse que qualquer movimento para empurrar pessoas para o Sinai colocaria em risco as relações com Israel, incluindo o tratado de paz de 1979 entre os dois países.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Jogo político define disputa por cargos no Congresso em eleição estratégica
- Choque de juros: mercado prevê novo aumento nesta quarta; taxa Selic deve atingir maior nível em quase 20 anos ainda em 2025
- Lula diz que vai fazer reunião com supermercados para diminuir preços
- DF arrecada R$ 24,8 bi com impostos em 2024, 14,7% a mais que em 2023
- Aprovação do governo Lula recua para 47% em janeiro, aponta pesquisa Genial/Quaest