Em celebração de 90 anos da USP, presidente defendeu a política de cotas implantada nas universidades
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira, 25 de janeiro, da solenidade que marcou o início das comemorações pelos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). Durante o evento, Lula destacou que a adesão ao sistema de cotas pela USP demonstra que o acesso ao conhecimento não está restrito a quem nasceu em berço de ouro.
Lula enfatizou que mais da metade dos aprovados no último vestibular da universidade são provenientes de escolas públicas, tornando a USP cada vez mais representativa da diversidade brasileira. “Uma cara que é preta, uma cara branca, uma cara parda, uma cara indígena. Não é mais a USP pensada para que São Paulo oferecesse ao Brasil a inteligência para governar esse país, mas é a cara do povo brasileiro da periferia, que, durante muitas décadas, nem sonhava em chegar na USP”, afirmou. Ele expressou sua gratidão à instituição, ressaltando a qualidade do ensino oferecido.
O presidente destacou que a USP está cada vez mais com a cara do Brasil, representando diferentes etnias e origens socioeconômicas. Ele enfatizou que investir na educação é crucial para construir um país mais desenvolvido e justo, e que durante seus mandatos, o número de estudantes universitários no país cresceu significativamente.
Durante a cerimônia, que incluiu a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e a entrega da Medalha Armando de Salles Oliveira a personalidades de destaque, Lula reiterou a importância histórica da USP e seu papel como principal instituição de ensino e pesquisa do Brasil.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.