Fala do ministro surge em meio à repercussão da trágica morte de Jéssica Canedo, uma jovem de 22 anos que tirou a própria vida após ser vítima de fake news nas redes sociais
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, utilizou sua conta no Twitter na tarde deste domingo (24) para destacar a urgência de regulamentar as plataformas digitais e combater as fake news no Brasil. Em seu tweet, Pimenta ressaltou que o tema não é exclusivo do governo, mas uma questão que transcende a esfera política, sendo essencial para a proteção da democracia e da integridade da informação online.
“Entre os desafios inadiáveis para 2024 certamente tem lugar de destaque a necessidade do Brasil enfrentar a ‘necessidade de regular as plataformas digitais e combater as fake news’. Não é um tema do governo, é uma tema da sociedade, um imperativo para a proteção da democracia e da integridade da informação que circula na internet”, afirmou o ministro.
Pimenta salientou que a regulação das plataformas digitais e o combate às fake news não são questões exclusivas do Brasil, mas desafios globais que todas as democracias enfrentam. Ele ressaltou a importância de buscar um equilíbrio entre regulação e liberdade de expressão, reconhecendo a complexidade do tema.
“Todas as democracias do mundo hoje se debruçam sobre essa matéria, na busca do equilíbrio necessário entre regulação e liberdade de expressão. A internet não pode ser o reino da impunidade!!”, alertou Pimenta.
O tweet do ministro surge em meio à repercussão da trágica morte de Jéssica Vitória Canedo, uma jovem de 22 anos que tirou a própria vida após ser vítima de fake news disseminadas por perfis de entretenimento, como o Choquei, nas redes sociais. A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também se manifestou sobre o assunto, destacando a necessidade de justiça e de um ambiente online mais saudável.
Com informações do Brasil 247