youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


De acordo com o Inmet, a passagem de uma frente fria favorece temporais nas regiões. Enquanto isso uma massa de ar seco impede chuvas no Sul

Enquanto o Sul vive trégua nos temporais, Centro-Oeste, Norte e Sudeste devem ser atingidos por fortes chuvas no fim de semana, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Nordeste do país, o calorão segue firme.

Kleber Souza, meteorologista do Inmet, explicou que a concentração de chuvas em algumas regiões acontece devido à passagem de uma frente fria. “Ela passa pelo litoral Sudeste, canaliza umidade amazônica e a concentra nessas partes do Brasil, o que favorece a formação de chuva no Centro-Oeste, Norte e Sudeste”, explicou.

Em São Paulo capital, a previsão é de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas ao longo de todo o fim de semana. A temperatura fica entre 15°C e 21°C, com tendência de aumento no domingo (26/11). A umidade varia de 100%, nas primeiras horas do dia, até 80% nos períodos mais quentes.

Brasília (DF) terá um fim de semana de temperaturas estáveis, com mínima de 19°C e máxima de 32°C. A umidade do ar ficará entre 30% e 90%. No sábado, o dia será de sol com poucas nuvens. À noite, a tendência é de aumento da nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, as quais seguem no domingo.

Outra cidade que enfrentará tempo nublado e trovoadas isoladas é Rio Branco (AC). Por lá os termômetros devem marcar mínima de 23°C e máxima de 30°C. A umidade relativa do ar fica em 95% nas primeiras horas do dia e pode alcançar aos 60% pela tarde.

Campo Grande (MS) tem pancadas de chuva até domingo. Por lá, a temperatura mínima será de 21°C; a máxima deve chegar aos 30°C. A umidade deve oscilar entre de 95% e 75%.

Trégua no Sul

No Sul, os temporais tendem a dar trégua para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A exceção se dá no Paraná, onde há probabilidade de pancadas isoladas. Souza aponta que isso é resultado de uma massa de ar seco na região. “Isso impede a formação de nuvens que geram muita chuva”, comentou.

No último fim de semana, oito pessoas morreram e mais de 8 mil ficaram desabrigadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, depois das fortes chuvas nos dois estados.

Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que 63 pessoas ficaram feridas, e 2.653, desabrigadas. Em Santa Catarina, o número de desabrigados está em 5,8 mil no momento.

O meteorologista, no entanto, explica que a calma é momentânea. É possível que os temporais voltem na próxima semana. “Essa previsão vale até domingo. Na segunda-feira teremos outra frente, a qual pode fazer a chuva voltar”, alertou.

Entre os dias 1º/11 e 22/11, o acumulado de precipitações na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, foi de 275,1mm, valor muito acima da média do estado para o período, de 105,5mm/mês. Já em Florianópolis, capital de Santa Catarina, o acumulado para o mesmo período é de 234,2mm — a média mensal do estado é de 146,6mm.

Calorão

No Nordeste a situação é muito diferente. Por lá, o calor predomina, com exceção do Piauí e Sul da Bahia e do Maranhão, onde há probabilidade de chuvas isoladas.

Teresina (PI) terá fim de semana de ventos fracos e termômetros na casa dos 40°C de máxima. A umidade relativa do ar pode alcançar os 25% nas horas mais quentes do dia.

Em Fortaleza (CE), o sábado será de tempo estável, com mínima de 26°C e máxima em torno dos 33°C. A umidade varia entre 90% e 25%. As rajadas de vento serão moderadas.

Quem vai curtir o final de semana em Maceió (AL) deve se preparar para temperaturas que podem alcançar os 32°C. O tempo não fica tão seco, já que a umidade varia de 85% a 55%.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.