No B20 Summit Brasil 2024, realizado em São Paulo, Sebrae e CNI unem forças para lutar contra a desigualdade e fortalecer o empreendedorismo

O presidente do Sebrae, Décio Lima, durante participação no B20 Summit Brasil 2024
No B20 Summit Brasil 2024, realizado nos dias 24 e 25 em São Paulo, líderes empresariais e governamentais de todo o mundo se reuniram para discutir propostas que vão nortear o próximo encontro do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) se uniram numa participação conjunta, assumindo o compromisso de mobilizar empreendedores na luta contra a fome, uma das grandes prioridades do governo Lula.
Força e união
O B20 Summit Brasil reuniu cerca de 400 líderes globais, evidenciando a força do empreendedorismo como motor de desenvolvimento econômico. Décio Lima, presidente do Sebrae, destacou a relevância dos pequenos negócios ao lembrar que eles representam mais de 95% das empresas brasileiras e são responsáveis por 55% dos empregos formais. “Estamos trazendo aqui, para este debate plural, a expressão não de pequenos, mas de grandes, grandes na quantidade e na importância econômica”, afirmou, recordando ainda que 60% da população brasileira tem pretensões empresariais e sonha em construir seu próprio futuro.
A parceria entre o Sebrae e a CNI objetiva fortalecer pequenos negócios e promover o desenvolvimento para toda a população. Essa união também apoia iniciativas de segurança alimentar, especialmente para as comunidades mais vulneráveis. “Um mundo inovador, que traz qualidade de vida para todos nós, um mundo sustentável, que vai garantir uma existência planetária de longevidade, um mundo de uma economia crescente e formalizada: ele não pode ser um mundo de exclusão”, defendeu Décio.
Arma contra a fome
O empreendedorismo não é apenas uma atividade econômica, mas também uma poderosa ferramenta no combate à fome e no fortalecimento da segurança alimentar. Os pequenos produtores atuam como agentes de mudança, fornecendo alimentos frescos à comunidade e impulsionando a economia local. Décio Lima reforçou que o apoio a esses negócios ajuda a reduzir desigualdades e a promover o crescimento sustentável.
O evento ainda destacou os desafios do setor, como barreiras burocráticas, acesso a crédito e a necessidade de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo. Propostas para diminuir esses gargalos e fortalecer as atividades são importantes para criar um ambiente que favoreça os negócios.
Passo importante
A atuação conjunta do Sebrae e da CNI no B20 Summit Brasil representa um passo importante para o país, colocando os pequenos empreendimentos no centro da construção de um futuro melhor para todos. Que essa iniciativa inspire governos, sociedade civil e setor privado a se unirem na luta por mais justiça social, mais igualdade e menos fome, no Brasil e no mundo.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Atenção, contribuinte: IPVA e licenciamento anual começam a vencer na próxima segunda (24)
Vencimentos ocorrem com base no último algarismo da placa dos veículos. IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado, enquanto o licenciamento anual só pode ser quitado à vista Os proprietários de veículos do Distrito Federal devem ficar atentos às datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da…
Governo Lula destinará mais de R$ 40 bilhões para infraestrutura das cidades e programas sociais
Novo PAC Seleções terá inscrições para segunda etapa a partir da próxima segunda-feira 247 – O governo federal anunciou um investimento de R$ 40,7 bilhões para fortalecer a infraestrutura das cidades brasileiras e ampliar programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o Água para Todos. A nova fase do Novo PAC Seleções permitirá que…
Acusado de tentar golpe de estado, Bolsonaro diz que quer ser julgado pelo plenário do STF
Ex-presidente questiona forma como está sendo processado e denuncia supostos abusos em investigação e julgamento 247 – Jair Bolsonaro (PL) declarou, em entrevista à Revista Oeste na última sexta-feira, 21, que deseja ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser denunciado por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro explicou que, na sua visão, deveria ser…