youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Presidente do PT critica ex-primeira-dama por defender política feita por “marido machão” e cobra maior representação feminina nos espaços de decisão

Gleisi Hoffmann
Gleisi Hoffmann (Foto: Lula Marques/ABr)

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu duramente às declarações de Michelle Bolsonaro sobre os papéis de gênero na política. Durante um evento de apoio à candidatura de Fred Rodrigues (PL) nesta quinta-feira passada(24), em Goiânia, a ex-primeira-dama defendeu o que chamou de “política colaborativa” entre homens e mulheres, afirmando que o homem deve atuar como “marido machão” e gestor, enquanto a mulher assume o papel social. “Precisamos fazer essa política colaborativa. O maridão ali, machão, gestor, administrador. E a mulher com esse olhar feminino, sabe, de ajudar ali no social”, disse Michelle, destacando uma visão que, para seus críticos, perpetua estereótipos de gênero .

Em resposta, Gleisi Hoffmann fez uma publicação no X criticando o que descreveu como uma visão retrógrada e limitada do papel das mulheres na sociedade e na política. “Que pesadelo ouvir a Michelle Bolsonaro defendendo que a política seja feita por ‘marido machão, gestor, e mulher no social’”, escreveu o líder petista, lembrando que o Brasil de hoje, segundo o Censo do IBGE, mostra que 34% das casas brasileiras são chefiadas por mulheres, refletindo uma realidade bem distinta daquela proposta pela ex-primeira-dama.

Para Hoffmann, essa realidade exige que as mulheres ocupem mais espaços de poder e decisão e não se restrinjam a funções secundárias. “É uma realidade que precisa refletir também na representação das mulheres nos espaços de decisão. Mas tem gente que prefere andar pra trás”, afirmou.

Michelle Bolsonaro, que se tornou um dos principais rostos femininos do bolsonarismo, argumentou que sua fala visava promover uma política onde homens e mulheres trabalham juntos, cada um contribuindo com suas “características” para o fortalecimento da atuação pública. Entretanto, para Gleisi, essa proposta limita as mulheres e ignora avanços conquistados nas últimas décadas. “Já lutamos muito para chegar até aqui, e não tem Michelle, nem Bolsonaro (que de gestor não tem nada), nem extrema direita que vai nos dizer o que fazer. Xô, atraso!”, concluiu.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.