youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Presidente da Câmara é acusado de violência e abuso de poder. Advogada cobra proteção e indenização de R$ 1 milhão ao Estado brasileiro

247 – A ex-esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), entrou com uma denúncia na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, acusando-o de agressões físicas e psicológicas. O documento, conforme noticiado por Jamil Chade, do UOL, é assinado pela advogada Talitha Camargo da Fonseca e menciona episódios de ameaças, controle financeiro e interferência política em processos judiciais. Segundo a defesa, Lira teria usado sua posição de poder para intimidar e silenciar a ex-companheira, Jullyene Lins, obstruindo seu acesso à justiça.

Apesar da absolvição de Lira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015, sob justificativa de ausência de provas e prescrição dos crimes, a petição argumenta que o Estado brasileiro falhou em garantir a segurança da vítima. Em mais de 140 páginas, o documento detalha o impacto emocional das agressões e inclui laudos médicos e depoimentos de testemunhas. A ex-mulher do deputado foi impedida de acesso a programas de proteção, como o de proteção à testemunha, por parte do Ministério de Direitos Humanos, aponta a advogada.

A denúncia inclui ainda acusações de retaliações políticas contra Jullyene após ela colaborar com investigações da Polícia Federal nas Operações Taturana, em 2016, e Lava Jato, em 2019. Apesar de seu apoio às investigações, Jullyene teria sido desassistida pelo Ministério Público de Alagoas, que alegou incapacidade de protegê-la no território do estado.

O documento também pede uma indenização de R$ 1 milhão ao Estado brasileiro, como reparação pelo alegado desamparo e a falta de resposta efetiva do sistema de justiça, apontando o que a defesa considera “invisibilização” das denúncias de violência doméstica e abuso de poder por parte de Lira. O presidente da Câmara, procurado, optou por não se pronunciar oficialmente, mas nos bastidores, ele teria afirmado que as acusações reaparecem em contextos eleitorais.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.