youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

19ª fase da operação Lesa Pátria tem como alvo 12 pessoas, incluindo Leonardo Rodrigues de Jesus, o Leo Índio, primo dos filhos de Jair Bolsonaro

Nesta fase, PF cumpre cinco mandados de prisões preventivas e 13 de busca e apreensão

Em busca de criminosos que participaram do atentado contra os Três Poderes da República, em 8 de janeiro, a Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25), a 19ª fase da Operação Lesa Pátria, cumprindo cinco mandados de prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os alvos são 12 pessoas que, de alguma forma, incentivaram, participaram ou fomentaram a tentativa de golpe que levou à invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF. Os mandatos são cumpridos em Cuiabá, Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e Brasília.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo”, afirmou a PF em nota.

Entre os 12 investigados, está Leonardo Rodrigues de Jesus, o Leo Índio, primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é filho de Rosemeire Nantes Braga Rodrigues, irmã de Rogéria Nantes Braga Rodrigues, primeira esposa de Jair Bolsonaro e mãe de Flávio, Carlos e Eduardo. 

No dia 8, durante os ataques, o empresário publicou fotos do lado de fora do Congresso e diante da sede do Supremo. Esta é a segunda vez que a PF expede um mandato de busca e apreensão contra ele, que foi um dos alvos da terceira fase da Lesa Pátria.

Além disso, Leonardo também é investigado no inquérito aberto pela Procuradoria-Geral da República para apurar a organização e o financiamento das manifestações de 7 de setembro de 2021, quando Jair Bolsonaro ameaçou o STF. Na época, ele postou nas redes sociais uma campanha de arrecadação de dinheiro para financiar as manifestações golpistas.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.