O ex-presidente Michel Temer “ressuscitou” nesta quarta (25) para criticar o massacre do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no Líbano. Sumido do noticiário há meses, ele afirmou que a ONU (Organização das Nações Unidas) precisa tomar “providências mais efetivas, firmes e seguras” contra o conflito no Oriente Médio.
“Este conflito está matando milhares de libaneses de um lado, milhares de palestinos de outro, e prejudica também os israelenses”, afirmou Temer à coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo. Ele relata que viu fotos de crianças “despedaçadas” no Líbano e diz que o caso é “desesperador” e “horroroso”.
Nesta semana, Israel bombardeou o Líbano com mais de duas mil bombas e mísseis, deixando cerca de 569 pessoas, incluindo 50 crianças e 94 mulheres, mortas, segundo autoridades do país. Cerca de 500 mil pessoas tiveram que deixar suas casas após o ataque.
Ele culpa o premiê israelense pelo massacre, mas diz que “é preciso distinguir o povo judeu do governo Netanyahu”. “Quem está levando adiante é o Netanyahu, líder do governo de extrema direita de Israel. Para se manter no poder, ele leva adiante essas barbaridades. Eu estive em Israel, eu vi que a maioria do povo quer acordo e paz”, prosseguiu.
Temer, no entanto, diz que “é preciso lembrar o que o Hamas fez em Israel”, citando o ataque do grupo armado de outubro de 2023, quando cerca de 250 reféns foram sequestrados. O ex-presidente chama o episódio de “criminoso”.
“Eu vejo tudo isso com uma tristeza absoluta. É doloroso dos dois lados, e isso precisa ter um fim”, completa Temer.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Agosto Azul e Vermelho: DF agora conta com campanha de conscientização sobre saúde vascular
Foi publicada, na última sexta-feira (22), a Lei nº 7.579/2024, que institui a campanha Agosto Azul e Vermelho, que visa ampliar a conscientização sobre a saúde vascular, promovendo ações educativas e preventivas em espaços públicos. A proposta original é de autoria do deputado Jorge Vianna (PSD), e havia sido aprovada pela Câmara Legislativa em segundo…
Para evitar fraudes, nova Lei regulamenta o uso do termo cartório
Foi sancionada a Lei nº 7580/2024, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL), que disciplina a utilização dos termos “cartório”, “cartório extrajudicial”, “tabelionato”, “serventia” e “serventia extrajudicial” no Distrito Federal. A sanção foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta sexta-feira (22). As denominações serão exclusivas para instituições que exercem serviços notariais, que têm como…
Estadão volta a atacar Moraes e pede que ele se afaste do inquérito do golpe
Em editorial publicado nesta segunda-feira (25), o Estadão voltou a criticar a atuação do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que ele “marca e cobra o pênalti”. Desta vez, o jornal pediu que o magistrado se declare impedido de relatar o inquérito que investiga a elaboração de um plano golpista após as eleições…