youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Segundo o presidente do STF e do CNJ, nenhum lugar do mundo tem 83,8 milhões de processos em tramitação e a IA ajudaria nesse volume

Luís Roberto Barroso STF

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (25/9), que, diante da quantidade de processos judiciais que correm na Justiça brasileira, o uso da inteligência artificial (IA) no Judiciário é uma questão de sobrevivência.

“A preocupação que temos de regular o uso da IA no sistema de Justiça se dá porque estamos utilizando a IA à frente de todos. Nenhum país do mundo está investindo tanto tempo e energia em construir ferramentas que permitam sua utilização pelo Poder Judiciário. Mas nenhum lugar do mundo tem 83,8 milhões de processos em tramitação”, disse Barroso.

O ministro lembrou que somente o STF tem 90 mil ações para julgamento. “Para nós, a IA é uma questão de sobrevivência para o funcionamento adequado do Judiciário, produzindo decisões a tempo e a hora”, analisou.Play Video

Barroso participou, nesta quarta-feira (25/9), da conferência magna da audiência pública sobre a regulação de inteligência artificial no Poder Judiciário, na sede do CNJ. O evento segue até a sexta-feira (27/9) com debates sobre a regulamentação proposta pela CNJ para o uso de sistemas baseados em IA pelos tribunais brasileiros.

Inovações

O presidente do STF ressaltou que o uso da IA pode ser comparado ao de momentos que mudam a história da humanidade, como a descoberta da eletricidade, da escrita e as inovações da medicina, como o antibiótico, as vacinas e a anestesia.

“A IA generativa tem capacidade de se comunicar por fala, sons e imagens, tratando-se de um potencial transformação na difusão do conhecimento. Estamos vivendo ou prestes a viver um momento revolucionário”, disse.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Educação da Bahia cresce no Ideb pela terceira vez consecutiva

    Educação da Bahia cresce no Ideb pela terceira vez consecutiva

    De acordo com o último levantamento do Ministério da Educação (MEC), a Bahia avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho dos estudantes em exames de larga escala. Em 2023, a Bahia registrou um índice de 3,7, enquanto em 2021 foi 3,5 e, em 2019, alcançou 3,2, com relação ao…


  • Tabata: “Homem pode dar cadeirada e soco e mulher não pode falar ‘FDP’?”

    Tabata: “Homem pode dar cadeirada e soco e mulher não pode falar ‘FDP’?”

    Candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), se manifestou sobre a repercussão dos palavrões que soltou durante entrevista ao Flow na última segunda (23). Na ocasião, o estúdio do canal no YouTube era palco de uma confusão causada pela expulsão de Pablo Marçal (PRTB) de debate e da agressão de seu assessor a um…


  • X cumpre exigências de Moraes e pede desbloqueio no Brasil

    X cumpre exigências de Moraes e pede desbloqueio no Brasil

    O X (ex-Twitter) apresentou todos os documentos exigidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e pediu o desbloqueio da plataforma no Brasil. Em petição enviada à Corte nesta quinta (26), a rede social diz que suspendeu as contas de usuários solicitadas, que a multa foi paga e que formalizou uma advogada…


Os comentários estão desativados.