Dados do IPCA-15 de setembro reforçam que não há justificativa para um novo ciclo de alta dos juros
247 – O presidente em exercício e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quarta-feira (25) que a inflação está “absolutamente controlada” no Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o IPCA-15, prévia da inflação oficial do país, desacelerou para 0,13% em setembro, após alta de 0,19% em agosto, o que surpreendeu o mercado financeiro.
“A inflação segue absolutamente sob controle no Brasil! O IPCA-15 de setembro registrou variação de apenas 0,13%, abaixo do piso das expectativas de mercado, que iam de 0,18% a 0,33%, com mediana de 0,28%. Em 12 meses, a inflação caiu para 4,1% em setembro, ante 4,4% em agosto. Uma excelente notícia para todos os brasileiros!”, escreveu Alckmin.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em setembro. A maior variação positiva veio da Habitação (0,50%), por conta de reajustes de eletricidade. Já Alimentação e bebidas, grupo de maior peso no índice, registrou aumento de 0,05% nos preços após dois meses de queda. As demais variações ficaram entre o recuo de 0,08% de Transportes e o aumento de 0,32% em Saúde e Cuidados Pessoais.
Os números vão na contramão da decisão do Banco Central que aumentou a taxa de juros para 10,75% ao ano em reunião realizada na semana passada. Uma das justificativas dadas para a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) foi exatamente um suposto descontrole da inflação.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Agosto Azul e Vermelho: DF agora conta com campanha de conscientização sobre saúde vascular
- Para evitar fraudes, nova Lei regulamenta o uso do termo cartório
- Estadão volta a atacar Moraes e pede que ele se afaste do inquérito do golpe
- Contra as bets: pesquisa revela que maioria da população é contrária às apostas online e suas propagandas
- “Estado contribui para organização criminosa”, diz desembargadora em caso de morte em aeroporto