youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Sob o mote ‘Mulheres negras em marcha por reparação e bem viver’, atos integram 522 atividades do Julho das Pretas

Mulheres marcham em Copacabana para celebrar dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha durante a 3ª Marcha das Mulheres Negras no Centro do Mundo
Mulheres marcham em Copacabana para celebrar dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha durante a 3ª Marcha das Mulheres Negras no Centro do Mundo (Foto: EBC – Reprodução)

Nesta quinta-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, marchas acontecem em diversas partes do país, como Bahia, Maranhão, Piauí, Pernambuco, São Paulo e Pará, sob o mote “Por reparação e bem viver”.  

As manifestações integram o Julho das Pretas, calendário de atividades organizado por todo o mês pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira.   

Nesta 12ª edição, são 533 atividades feitas por cerca de 250 coletivos, entidades e escolas, em 23 estados e no Distrito Federal, além de três eventos no Uruguai e na Argentina. Confira aqui a agenda completa. 

Os protestos e atividades mobilizam, segundo as organizadoras, a articulação de um “projeto de reparação histórica pelos terríveis danos causados pelo colonialismo e escravização do povo preto – que perdurou por quase 400 anos e que ainda orientam o pensamento e o modus operandi racista e patriarcal da elite branca que governa este país”. 

Os coletivos que compõem a Marcha das Mulheres Negras também se preparam para fazer, em julho de 2025, a segunda caminhada nacional até Brasília. A expectativa é que a marcha, que acontecerá uma década depois da primeira edição, reúna um milhão de mulheres negras. 

Desde 2015, o 25 de julho no Brasil é também considerado o Dia Nacional Tereza de Benguela. A quilombola viveu durante o século 18 e liderou o Quilombo do Quariterê (ou Quilombo do Piolho), localizado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, no atual estado de Mato Grosso.  

Sob o comando de Tereza, a comunidade negra e indígena resistiu por duas décadas. Foi destruída em 1770 pelas forças do português Luís Pinto de Sousa Coutinho. 

Veja os protestos confirmados para esta quinta-feira (25): 

Salvador (BA) 

Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver 

14h, Praça da Piedade, S/N, Dois de Julho 

Instagram: @julho_das_pretas 

Boninal (BA) 

Passeata: Empoderamento e Resgate da Identidade Negra na Escola 

17h, Escola Municipal Ângelo José Benigno, Povoado de Conceição, S/N 

São Luís (MA)  

Pré-Marcha das Mulheres Negras Por Reparação e Bem Viver no Maranhão 

15h, Trajeto da Praça Deodoro ao Projeto Reviver, Centro 

Instagram: @remnegra | @grupomaeandresa 

Belém (PA) 

9ª Marcha das Mulheres Negras em Belém 

17h Estação das Docas – Av. Mal. Hermes, S/N ao Quilombo da República, Av. Assis de Vasconcelos, n° 35 – Campina 

Instagram: @cedenpa.cedenpa 

Recife (PE) 

Pré-marcha das Mulheres Negras em Pernambuco 

16h, Praça do Diário, bairro de Santo Antônio 

Instagram: @redemulheresnegraspe 

Teresina (PI) 

Marcha De Mulheres Negras do Piauí 

17h, Praça do Fripisa, Avenida Frei Serafim 

Instagram:@ayabas_piaui 

São Paulo (SP) 

9ª Marcha das Mulheres Negras de São Paulo – com Cortejo do Bloco Ilú Obá de Min 

17h30, Praça da República, República 

Instagram: @marchadasmulheresnegrassp 

Edição: Nathallia Fonseca

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.