O julgamento do habeas corpus de Lula, que coloca a suspeição de Sergio Moro em xeque, está na pauta da Segunda Turma nesta terça (25). Está garantido. E a bola está com Gilmar Mendes. Há tensão e mistério sobre como agirá o ministro. A expectativa é de que ele peça novamente vistas do processo e empurre o julgamento para agosto em diante.
De uma forma ou de outra, é um dia decisivo para o Supremo Tribunal Federal. Hoje “saberemos se a vergonha continuará ou se haverá remissão dos pecados”, analisa Luis Nassif, em vídeo divulgado na noite de segunda (24), após a ministra Cármen Lúcia, presidente da Segunda Turma, emitir nota denotando que o HC de Lula não havia sido retirado de pauta oficialmente.
Para Nassif, é o momento de o STF decidir se vai continuar cedendo às pressões ou formar maioria garantista capaz de reagir aos abusos da Lava Jato.
Nos últimos anos, a Corte esteve rachada entre lavajatistas e os que funcionam como “âncora contra os arbítrios”. Gilmar é um destes últimos. “Assumiu a posição de ser uma barreira aos abusos dos provincianos de Curitiba.”
“É com Gilmar, na questão do Lula. Não haverá veto prévio ao julgamento. Está garantido na pauta. A dúvida é se Gilmar vai tirar o voto para analisar.” Se isso ocorrer, o HC que pode tirar o ex-presidente da prisão será empurrado com a barriga “num momento em que o mundo jurídico todo está olhando para o Supremo”.
Assista:
Siga nossas redes sociais Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: http://jornaltaguacei.com.br/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página noFacebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5
Página pessoal: htt ps://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/jeovarodriguespt13p
https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg