youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


“Não tem nenhum inocente nessa trama. Todos têm de ser responsabilizados, inclusive quem permitiu e apoiou os acampamentos contra a democracia nas áreas dos quartéis”, defende Gleisi Hoffmann

Os ataques do 8 de janeiro foram planejados por Bolsonaro e seu grupo golpista para provocar uma intervenção militar no país

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara afirmaram pelas redes sociais nesta segunda-feira (24) que os áudios inéditos divulgados pelo programa Fantástico, na noite deste domingo (23), comprovam a participação direta do ex-presidente Jair Bolsonaro na trama golpista e criminosa. Os áudios expõem os bastidores do enredo golpista que visava cancelar o resultado da eleição e impedir que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva governasse.

Os áudios foram extraídos de 1,2 mil equipamentos eletrônicos (celulares e computadores) a partir de apreensões e quebras de sigilo determinadas pela justiça brasileira no inquérito da tentativa do golpe de Estado.

Em áudios divulgados, militares próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, e o então Secretário Executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Mario Fernandes, incitam ações para um possível golpe. As articulações envolvem tanto militares quanto civis — entre eles, manifestantes acampados em frente a quartéis — com o objetivo de atentar contra a democracia e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

Minuta do golpe

Nos diálogos, Mauro Cid e o Mário Fernandes ainda conversam com interlocutores sobre a existência da minuta de um decreto que autorizaria o golpe de Estado, com a anulação do resultado das eleições, e que ainda daria argumentos jurídicos para o crime. Nas conversas, eles revelam ainda o conhecimento e a participação direta do ex-presidente Jair Bolsonaro na trama.

Sobre os áudios que revelam a trama, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse que as conversas revelam que o 8 de Janeiro não foi um ato isolado e, sim, o resultado de uma trama para se instalar uma ditadura no País.

“Os áudios das conversas entre militares, PMs do Distrito Federal e outros golpistas falam muito alto: 8 de janeiro foi resultado da conspiração para derrubar Lula e implantar uma ditadura. Não tem nenhum inocente nessa trama. Todos têm de ser responsabilizados, inclusive quem permitiu e apoiou os acampamentos contra a democracia nas áreas dos quartéis. É sem anistia!”, afirmou.

Participação de Bolsonaro

Para o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), não há dúvidas de que a tentativa de golpe contou com a participação direta de Bolsonaro.

“O que a direita conta: Que eram só idosos inocentes manifestando nos quartéis. A realidade: Bolsonaro editando de próprio punho um plano de golpe, com as Forças Armadas, que previa morte de Lula, Alckmin, ministros e outras dezenas de crimes”, escreveu.

Leia abaixo mais algumas declarações sobre a revelação dos áudios golpistas:

Deputado Jilmar Tatto (PT-SP) – “Os desdobramentos das investigações da tentativa de golpe de Bolsonaro são estarrecedoras. Foram 1.200 celulares apreendidos e periciados, trazendo áudios do alto escalão civil e militar do desgoverno conspirando contra a democracia. São criminosos e devem pagar por seus crimes!”

Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – “A democracia brasileira foi ameaçada por aqueles que deveriam protegê-la. Ver a matéria que o Fantástico trouxe ontem, com novas revelações sobre a tentativa de golpe e os planos de assassinato contra o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes são alarmantes”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Gravíssimas as revelações divulgadas agora em matéria do Fantástico sobre a tentativa de golpe. Áudios comprovam a participação dos militares, civis e de Jair Bolsonaro. Situação difícil para quem ainda defende que não há provas ou que é apenas uma narrativa”.

Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Engana-se quem acha que a denúncia contra Bolsonaro não vai dar em nada. Mais de 1.200 celulares e computadores da quadrilha golpista foram devassados pela Polícia Federal. E, neles, muitas, muitas, muitas provas”.

Deputado João Daniel (PT-SE) – “A tentativa de golpe mostra o desespero de um grupo que não aceita a vontade popular. Não podemos permitir que isso se repita! A democracia deve ser protegida sempre!”.

Deputado Dimas Gadelha (PT-RJ) – “Vai ser sem anistia e sem perdão! Não nos esquecemos dos atos dessa turma”.

Deputado Reimont (PT-RJ) – “Os áudios divulgados pela PF escancaram a participação de Bolsonaro, do seu governo e de uma parcela de militares na tentativa de golpe contra o Brasil. O material, é a pedra de cal na defesa tosca dessa gente. O País escapou por muito pouco de um golpe fascista”.

Também publicaram a reportagem sobre os áudios golpistas em suas redes sociais os deputados petistas Rubens Otoni (GO), Helder Salomão (ES), Pedro Uczai (SC) e Rogério

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gaeco e PF prendem policial civil em operação contra fintechs suspeitas de lavar dinheiro do PCC

    Gaeco e PF prendem policial civil em operação contra fintechs suspeitas de lavar dinheiro do PCC

    Investigadores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Federal (PF) prenderam, na manhã desta terça-feira (25), um policial civil durante uma operação contra a lavagem de dinheiro do PCC (Primeiro Comando da Capital) por meio de fintechs, conforme informações do G1. A ação é um desdobramento da delação…


  • Amiga de Bolsonaro, neta de ministro nazista perde eleição na Alemanha

    Amiga de Bolsonaro, neta de ministro nazista perde eleição na Alemanha

    A líder de extrema-direita Beatrix von Storch — neta de Lutz Schwerin von Krosigk, ex-ministro das Finanças de Adolf Hitler — perdeu sua cadeira no parlamento alemão nas eleições deste domingo (23) para Ines Schwerdtner, líder do partido A Esquerda (Die Linke). A derrota de Beatrix, uma das principais figuras do partido ultradireitista Alternativa para…


  • ÉRIKA KOKAY PARA O SENADO FEDERAL

    ÉRIKA KOKAY PARA O SENADO FEDERAL

    ÉRIKA KOKAY PARA O SENADO FEDERAL É com grande entusiasmo que, na noite desta segunda-feira (24/02), a Comissão Executiva Regional do PT-DF aprovou, por unanimidade, a pré-candidatura de Érika Kokay ao Senado Federal. Érika tem uma trajetória marcada pela defesa incansável dos direitos humanos, da justiça social e da democracia, valores que são essenciais para…


Os comentários estão desativados.