Beatrix von Storch, acompanhada do marido, se encontrou com Bolsonaro em 2021. Foto: reprodução

A líder de extrema-direita Beatrix von Storch — neta de Lutz Schwerin von Krosigk, ex-ministro das Finanças de Adolf Hitler — perdeu sua cadeira no parlamento alemão nas eleições deste domingo (23) para Ines Schwerdtner, líder do partido A Esquerda (Die Linke). A derrota de Beatrix, uma das principais figuras do partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD), ocorreu no distrito eleitoral de Berlin-Lichtenberg, onde Schwerdtner conquistou 34% dos votos.

Beatrix, de 53 anos, ficou conhecida no Brasil após se reunir com Jair Bolsonaro em 2021, quando ele ainda era presidente. Na época, a alemã defendeu a necessidade de os conservadores se “conectarem internacionalmente” contra a esquerda. “Para enfrentar com êxito a esquerda, os conservadores também precisam se conectar melhor internacionalmente”, disse ela.

Durante sua visita ao Brasil, Beatrix postou fotos ao lado de Bolsonaro nas redes sociais, descrevendo-o como “humilde, amável e bem-humorado no trato pessoal”. Os dois posaram até para uma “selfie”, publicada no Instagram da ex-deputada.

Beatrix von Storch posa para foto com Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, diante de imagens de motociatas protagonizadas pelo brasileiro (Beatrix von Storch/Instagram)

A visita de Beatrix ao Brasil gerou polêmica, especialmente após seu encontro com a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), considerado o articulador internacional do pai com figuras da direita global, como Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump.

O Museu do Holocausto emitiu uma nota expressando preocupação com a amizade entre Beatrix e políticos brasileiros, afirmando que “é evidente a preocupação e a inquietude que esta aproximação entre tal figura parlamentar brasileira e Beatrix von Storch representam para os esforços de construção de uma memória coletiva do Holocausto no Brasil e para nossa própria democracia”.

Beatrix von Storch é uma das principais expoentes do AfD, partido nacionalista-conservador que surgiu em 2013 e rapidamente adotou bandeiras contra a migração e o Islã. A sigla, que teve um resultado abaixo das expectativas na Alemanha, no domingo, construiu seu sucesso com posturas abertamente racistas e xenófobas.

Beatrix tirando selfie com Eduardo Bolsonaro. Foto: reprodução

Alexander Gauland, co-presidente do AfD, já foi criticado por declarar que os alemães deveriam ter “orgulho” de seus soldados em ambas as guerras mundiais.

Em 2017, a conta de Beatrix no X (ex-Twitter) foi suspensa após ela questionar a decisão do Departamento de Polícia de Colônia de postar saudações de fim de ano em árabe. “O que diabos há de errado com este país? Por que a página oficial da polícia tuíta em árabe? Eles estão tentando pacificar as hordas de homens bárbaros, muçulmanos e estupradores?”, escreveu.

Em 2016, a alemã defendeu que a polícia do país abrisse fogo contra imigrantes, incluindo mulheres e crianças, que tentassem entrar ilegalmente na Alemanha, algo que a então chanceler Angela Merkel classificou como “absurdo”.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Presidente interrompe ciclo de queda, avança na classe média e entre os mais escolarizados, e mantém força no Nordeste 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais de recuperação em sua popularidade após meses de desgaste. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, a aprovação de seu governo cresceu cinco…


  • AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    Documento prevê a divulgação dos dados no Portal da Transparência 247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nesta sexta-feira (4), um parecer que estabelece regras para garantir transparência nos gastos relacionados a viagens da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O documento, que vale para todos os cônjuges de presidentes da República, prevê a…


  • Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico Por Agência Brasília* – A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite…


Os comentários estão desativados.