Aliados do inelegível como Hang, Mourão e Cláudio Castro não estarão presentes
Convocado como um evento em defesa da democracia, a manifestação pró-Bolsonaro na Avenida Paulista reunirá indivíduos alvos da Polícia Federal suspeitos de planejar um golpe de Estado. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), suspeito de coordenar uma Abin paralela, estará presente, sendo apontado pela PF como líder de um grupo que utilizava equipamentos de espionagem para monitorar ilegalmente adversários de Bolsonaro.
Outro investigado presente será o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), ex-líder da oposição na Câmara, acusado de ordenar o bloqueio de estradas após a derrota de Bolsonaro nas eleições. A PF encontrou mensagens de Jordy orientando manifestantes, estabelecendo diálogo com Carlos Victor de Carvalho, que, mais tarde, foi alvo de um mandado de prisão.
A deputada Carla Zambelli (PL-SP), intimada pelo STF em pleno plenário da Câmara, também estará presente. Zambelli é ré desde o ano passado por sacar uma arma e perseguir um homem, apoiador de Lula, pelas ruas de São Paulo. O deputado Filipe Barros (PL-PR), presente na reunião que serviu como justificativa para a operação da PF sobre a tentativa de golpe, também marcará presença.
A lista de participantes envolvidos em investigações poderia ser maior, incluindo ex-ministros, assessores e militares de alta patente, proibidos de se encontrarem com Bolsonaro devido ao inquérito que apura a suposta tentativa de golpe. Isso inclui o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e outros militares como o general Braga Netto e o general Heleno.
Alguns aliados próximos de Bolsonaro, como o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o vice-presidente Hamilton Mourão, não estarão presentes. Luciano Hang, empresário e apoiador de Bolsonaro, também não participará, cumprindo sua decisão de se afastar da política após o segundo turno das eleições de 2022.
Quanto aos que confirmaram presença, cinco governadores aliados de Bolsonaro, incluindo Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Jorginho Mello, estarão na Paulista. A realização do evento foi decidida por Bolsonaro após a operação da PF, e está sendo financiada e organizada por Silas Malafaia, com a presença confirmada de Michelle Bolsonaro e outros aliados.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Psol pede arquivamento do PL da anistia após atentado em Brasília
- PRF reforçará fiscalização em rodovias do DF após ataque ao STF
- Atentado pressiona Congresso a abandonar anistia; PF vê inquérito do golpe mais fortalecido
- Lula já tem mais de dez reuniões bilaterais previstas durante G20, incluindo Biden e Macron
- Veja o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República