Ao Correio, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, afirmou que recebeu a notícia do bloqueio de recursos pela Corte de Contas com “espanto”

A Frente Parlamentar Mista da Educação protocolou, nesta sexta-feira (24/1), um documento pedindo que o Tribunal de Contas da União (TCU) reveja a decisão que pediu o bloqueio de R$ 6 bilhões do programa Pé-de-Meia.

Lançado no início de 2024, a iniciativa oferece incentivo financeiro e educacional para alunos do ensino médio de escolas públicas que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os estudantes podem receber, ao todo, durante o ensino médio, R$ 9,2 mil.

Ao Correio, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da bancada, afirmou que recebeu a notícia do bloqueio de recursos com “espanto”. “Eu considero que é um excesso de preciosismo por parte do TCU, uma vez que não há nem previsão de pagamento para o programa Pé-de-Meia até o final de fevereiro, então isso pode ser conversado no âmbito administrativo, o TCU pode apontar uma solução, o Congresso está pronto para ajudar”, disse.

“O programa não está sendo bloqueado nesse momento por irregularidade na execução, não há desvio de dinheiro público, não há pagamento sendo pago a pessoas que não têm direito, não há nada de errado em relação à execução do programa”, enfatizou o parlamentar. 

“O que há nesse momento é uma burocracia contábil em relação às fontes de pagamento do programa Pé-de-Meia e o que precisa nesse momento é o poder executivo e o TCU encontrarem um meio de vencer essa burocracia em nome de 4 milhões de estudantes no Brasil inteiro”, continuou.

O ofício protocolado pela bancada nesta sexta vem em resposta à decisão do ministro Augusto Nardes, relator do caso, que foi referendada em plenário na última quarta-feira (22/1). O entendimento segue o que foi orientado pela área técnica do órgão, de que o programa opera fora do orçamento da União, desrespeitando as regras fiscais.

No documento, a Frente Parlamentar Mista da Educação avalia com extrema preocupação a recente decisão do TCU e “solicita ao Tribunal que, dentro da sua importante missão de assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, reconsidere a decisão e avalie a viabilidade de uma solução para o impasse, levando em consideração os impactos significativos que a interrupção do Pé-de-Meia pode causar à educação e ao futuro dos estudantes beneficiários”. 

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula vai se reunir com Putin na Rússia após conversa com Zelensky

    Lula vai se reunir com Putin na Rússia após conversa com Zelensky

    O presidente Lula viajará à Rússia e desembarcará em Moscou no dia 9 de maio, data do Dia da Vitória, que marca o triunfo da União Soviética sobre a Alemanha de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. Uma reunião entre o petista e Vladimir Putin já está marcada. Segundo o blog de Daniela Lima no…


  • 61 anos do golpe de 64: “impunidade é prenúncio de novo golpe”, alerta Marcelo Uchôa

    61 anos do golpe de 64: “impunidade é prenúncio de novo golpe”, alerta Marcelo Uchôa

    Advogado e conselheiro da Comissão de Anistia condena autoanistia e defende punição aos responsáveis pelos ataques de 1964 e 2023 Ao relembrar os 61 anos do golpe militar de 1964, o advogado Marcelo Uchôa, conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos, publicou um alerta contundente nas redes sociais. Em sua mensagem, ele…


  • ‘Volta por cima’: Lula prepara evento para divulgar ações do governo

    ‘Volta por cima’: Lula prepara evento para divulgar ações do governo

    A solenidade faz parte da nova estratégia de comunicação do governo Lula O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promove nesta quinta-feira (3) um evento de balanço dos dois primeiros anos de seu terceiro mandato, informa o g1. A cerimônia foi batizada de “O Brasil Dando a Volta por Cima” e será realizada no Centro…


Os comentários estão desativados.