O ministro do STF mencionou a Era Getúlio Vargas
247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes comparou as propostas em análise no Congresso Nacional que limitam poderes da Corte à ditadura da Era Vargas.
“Estamos falando de quatro ou cinco emendas constitucionais. Uma delas que revive um dispositivo da Polaca, a Carta de 1937 de Getúlio Vargas”, afirmou durante sessão no plenário do STF. O ex-presidente citado pelo magistrado governou o Brasil de 1930-1945 e de 1951-1954. O período considerado ditatorial foi 1937-45.
A Constituição de 1937, estabelecida no regime de Getúlio Vargas, previa que o presidente da República poderia pedir a revisão de decisões do STF pela inconstitucionalidade de leis. O chefe do Executivo poderia devolver a lei para análise do Legislativo.
Em outubro, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza parlamentares a derrubar decisões do Supremo. São necessários os votos favoráveis de dois terços da Câmara e do Senado.
Outra PEC e dois projetos de lei que limitam poderes da Suprema Corte também foram aprovados pela CCJ. Uma das propostas limita decisões monocráticas (individuais) de ministros do STF.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
- Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
- Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
- TikTok tira do ar vídeo de Haddad manipulado por IA após notificação da AGU
- Posse de Trump e ação do Banco Central seguram o dólar; entenda